Para times empoderados avançarem com autonomia, é necessário repertório. Afinal, o líder precisa garantir a cada membro percorrer sua jornada de execução em busca de impacto e grandes resultados levando "na mochila" um conjunto de informações, conhecimentos, referências, vivências. Uma atitude de "acender as chamas corretas" no coração de cada um.
Assim, Renata Mello Feltrin, head de Gestão da Experiência do Cliente na CI&T, com sede em Campinas, se encarrega de colocar na mochila de cada pessoa alguns princípios fundamentais para a construção de grandes experiências:
Empatia: comece com o cliente e trabalhe de trás para frente, no sentido dos processos e atividades para gerar encantamento (não por acaso, o primeiro princípio da Amazon);
Aprendizado: pergunte-se o tempo todo "O que eu estou aprendendo com os clientes?" A métrica ágil mais importante é o quão rápido você aprende;
Momentos importantes: "as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir". Descubra os momentos mais importantes da jornada e gere peak moments. Grandes experiências são construídas nos momentos de picos, não resolvendo problemas.
“Esse, por fim, tem sido um dos meus grandes aprendizados: alinhamento com suporte e repertório. Conectados geram autonomia, o ingrediente para agilidade e impacto”. Então, lembre-se sempre dessa tríade e procure as oportunidades para colocar isso em prática, recomenda a especialista.
No mais, lembre-se: “saber comunicar é imprescindível. Se fazer entender e se colocar como um bom ouvinte eleva a sua qualidade enquanto líder”, explica Carlos de Souza, Country Manager da Jabra.
Por fim, dar liberdade às pessoas não subtrai em nada o seu papel como líder, só acrescenta e de forma exponencial. Veja mais conteúdos desse tipo em nossa matéria: Liderança e comunicação.
Conte sempre com o Nube e boa sorte!