Para 67,73% das pessoas, ser um líder é saber motivar sua equipe, de acordo com pesquisa do Nube. No entanto, a responsabilidade não é fácil e exige atitudes bem pensadas por parte de quem atua na gestão de pessoas. Portanto, os CEO’s devem se preocupar com o desenvolvimento de uma liderança de qualidade nos setores.
Para a analista de RH Joyce Martins, um supervisor precisa ser presente, paciente e auxiliar o time para uma melhora nos resultados. “Admiro a postura proativa. Não basta esperar apenas dos colaboradores, mas também ajudar e motivar. Se não, gera acomodação e falta de perspectiva”, opina.
Esse fator não pode ser desconsiderado, ou há o risco de elevar o turnover. Afinal, sem um ambiente democrático e incentivador da criatividade fica difícil reter talentos. Logo, é fundamental para as organizações investirem no treinamento dos gerentes a fim de estimular os times.
Preparando os líderes do amanhã
Considerando o futuro de carreira dos jovens, o Colégio Marista Ribeirão Preto (SP) passou a desenvolver o Projeto Liderança Infantil, com estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é formar representantes de sala para atuarem juntamente com sua turma incentivando-a a procurar o bem e a harmonia de todos.
Segundo a professora responsável, Andréa Simões, a iniciativa surgiu da necessidade de se criar um espaço de atuação dos alunos diante do contexto escolar. Assim, garante-se momentos de escuta, partilhas e construção de ações para melhorias na convivência e no espaço escolar.
“Essa função já existe há muitos anos no colégio e faz parte da proposta pedagógica. Entretanto, para as crianças sempre foi um desafio fazê-las compreender suas atribuições e responsabilidades. Portanto, o grupo colabora nesse sentido também”, diz Andréa.
A reflexão sobre o papel de um procurador de classe norteou o início dos trabalhos. Já no primeiro encontro, os participantes registraram suas ideias e sugestões para as ações durante o ano letivo. Cada dupla produziu um cartaz de conscientização sobre as atribuições de cada um, conforme as necessidades de seus colegas.
Também foi começado um exercício específico para prevenir o bullyng dentro do ambiente escolar. “Por meio desse projeto, os envolvidos estão construindo atitudes positivas as quais revelam os valores fundamentais para uma convivência respeitosa e harmoniosa”, avalia a coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Marina Mazetti Stucchi Silva.
Ficou interessado no tema? Então, aproveite e faça nosso curso gratuito “Falar em público: encare esse desafio!”. Afinal, a comunicação eficiente é uma característica imprescindível nos líderes.
Conte com o Nube e boa sorte!