Os jovens nascidos no século XXI devem representar 32% da população global este ano, segundo estimativas da ONU - Organização das Nações Unidas, tornando-se o maior grupo na sociedade. Contudo, ainda é espantoso pensar como pessoas nascidas em 2001 já podem votar, entrar na universidade e, consequentemente, no mercado de trabalho.
Segundo Jorge Arduh, CEO da Indra no Brasil, é fundamental como esse grupo ambientado por smartphones e Internet de boa qualidade se comporta no mundo corporativo. “A melhor estratégia é reformular as relações organizacionais, estendendo a motivação para além dos jovens profissionais e trazendo benefícios em qualidade dos produtos e serviços”, considera.
De acordo com o especialista, há cinco questões essenciais para implementar essa transformação:
1. Flexibilidade: com a tecnologia, ferramentas facilitam o trabalho remoto, trazendo menos custos às empresas e mais conforto aos colaboradores.
2. Clima de colaboração: permita novas formas de comunicação entre diferentes departamentos e a própria equipe e elimine a burocracia.
3. Time com igualdade e diversidade: tornar a companhia mais inclusiva e livre de preconceitos.
4. Capacitação: além de investir em treinamento, é crucial explorar a qualidade do conteúdo a ser passado para esses jovens talentos, a fim de desafiá-los sempre.
5. Transparência: transmita ao seu time o impacto de seu trabalho na sociedade e dentro da companhia. Mostre os processos e destaque a importância da contribuição de cada um.
Nathalia Akemi, estudante de psicologia pela Pontifícia Universidade Católica em Curitiba, no Paraná, acredita e admira o comprometimento individual e coletivo de quem atua em um empreendimento. “Comunicação é essencial. Valorizo um ambiente no qual todos dialogam de forma clara e resolvem os problemas unidos, com um objetivo em comum”, conta.
Portanto, faça parte dessa transformação e se prepare para receber esses profissionais com sede de conhecimento, inovação e potencial. Conte com o Nube!