Uma coisa é certa: desde a chegada da pandemia, o mercado de tecnologia da informação (TI) vive uma de suas melhores fases. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a expectativa de demanda é de 797 mil talentos até 2025. Mesmo com os obstáculos do remoto, o setor expandiu muito em número de vagas para estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos.
O mercado de TI está aquecido e cheio de oportunidades
Em contrapartida, ainda segundo as mesmas informações, o número de formandos nesse segmento está aquém das necessidades. A projeção é de um déficit anual de 106 mil profissionais. Ou seja, em cinco anos, chega a 530 mil. Isso porque empresas de todos os tamanhos estão investindo em times de TI capacitados, para ajudá-los a potencializar suas vendas por meio das inovações, algo essencial para a retomada da economia.
Conforme um relatório da Accenture, esse setor será o principal alicerce para a recuperação dos empreendimentos afetados pela Covid-19. Já outro estudo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou: para cada 1% investido, o lucro aumenta em 7% após dois anos. As métricas demonstram um crescimento acelerado, com isso, surgem diversas oportunidades.
Consoante a Daniela Lopes, CEO da Blue Edtech, “para dar conta de tamanha responsabilidade, os profissionais já atuantes nesse mercado também tiveram de adaptar-se para compreender as novas exigências e qualificações exigidas. Já para quem ainda não sabe como, mas possui vontade de ingressar, existem algumas dicas fundamentais para construir um perfil de sucesso”, pontua.
Entre elas:
- Converse com pessoas experientes do nicho.
- Construa uma lista de prós e contras da profissão.
- Busque bons cursos e vá atrás de uma formação de qualidade.
- Aprenda inglês.
- Exponha o seu trabalho, crie um portfólio.
- Faça networking!
Enfim, Daniela completa: “escolher uma profissão, independentemente de qual, sempre foi uma tarefa árdua. Apesar disso, essa área oferece um mundo repleto de oportunidades para quem está disposto a se dedicar. Nela, é possível criar possibilidades e mudar as coisas para melhor, tornando tudo mais simples e fácil”.
4 livros para entender tudo sobre o mercado de tecnologia
Agora, se quer entender melhor sobre esse campo, conheça quatro livros indispensáveis, de acordo com indicações de Joel Backschat, CTO do Grupo FCamara. Confira:
- Arquitetura limpa: o guia do artesão para estrutura e design de software, de Robert C. Martin e Kevlin Henney.
A base do trabalho de um desenvolvedor é escrever códigos. Essa obra te ensina a descomplicar essa etapa, para todos os envolvidos entenderem de primeira a sua mensagem!
- Team Topologies, de Matthew Skelton e Manuel Pais
“É um grande livro para entender porque o formato de times e de empresas tem tanto impacto nos softwares desenvolvidos e como podemos fazer para termos pessoas realizando a diferença nesse processo”, destaca Backschat.
- Design It!, de Michael Keeling
Essa recomendação é ideal para quem quer começar a adquirir o conhecimento de construir sistemas de forma rápida, com aprendizado sobre a arquitetura e demais assuntos.
- Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps: Building and Scaling High Performing Technology Organizations, de Jez Humble e Gene Kim
“Gosto desse título porque mostra uma visão inovadora ao explicar o quanto significa realmente ter uma equipe de alta performance por meio de métricas do sistema”, comenta o CTO do Grupo FCamara.
Por fim, o Nube tem diversas vagas disponíveis para o segmento de TI, no Brasil todo! Acesse o Painel de Vagas e encontre a ideal para você! Além disso, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das redes sociais para ter acesso à diversas atualizações sobre o mercado de trabalho, com opinião de inúmeros especialistas. Não se esqueça: conte sempre conosco!