Já ouviu falar no ditado “se quer algo bem feito, faça você mesmo?”. Esse tipo de pensamento é reproduzido de diversas formas, mas não pode existir dentro de uma empresa. O gestor precisa saber se comunicar de forma eficaz com os colaboradores, para todos atuarem em prol de um objetivo definido, ao invés de acabar tomando para si a maior parte das responsabilidades
A iniciativa e liderança são fatores imprescindíveis em um gestor para a equipe agir em conjunto. “Quando a meta está bem definida para todos e cada um entende o quanto seu trabalho será parte de um todo para alcançá-la, isso é resultado da boa e efetiva comunicação do líder”, explica Jairo Ferreira Filho, CEO da Master Mind Curitiba e Campos Gerais. Para o especialista, essa é uma das bases para uma boa gerência e, por isso, ele dá algumas dicas de como colocá-la em prática:
1. Deixe o objetivo claro: quando os colaboradores não entendem o propósito das atividades, o resultado não agrada.
2. Designe uma tarefa por pessoa: converse com cada integrante do time e oriente sobre suas responsabilidades.
3. Prefira sempre o “cara a cara”: mal-entendidos são comuns. Quando tiver chance, escolha ligar ou marcar uma reunião presencial.
4. Atente-se à linguagem corporal: faça o uso de gestos adequados e em sincronia com a mensagem, às vezes é preciso algum tipo de demonstração visual para a mensagem ser mais eficiente.
5. Ouça: além de falar, o contrário também é indispensável. Isso facilita a compreensão e pode agregar conhecimentos sobre melhores abordagens para as próximas vezes.
Sônia Britto cursa farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para a estudante, quando há conexão e sinergia dentro da equipe, fica mais fácil obter bons desempenhos e a jovem mostra seu potencial. “Quando as pessoas conseguem juntar suas ideias, as funções são executadas em menos tempo e com grande qualidade. Há muitos benefícios”, conta.
Gostou das dicas? Incremente-as no seu dia a dia e veja a diferença. Pequenas atitudes refletem em excelentes resultados. Boa sorte!