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Foque nas metas e alcance o sucesso 

Notícia | 16/02/2023

Carolina Amaral

A pesquisa “Perspectivas do mercado de trabalho para graduados”, realizada pela ZipRecruiter, apontou quais as soft skills mais procuradas pelos empregadores. Além delas, o levantamento destacou como, para 93% das companhias, as habilidades sociais são tão importantes quanto a formação técnica, denominada hard skills. Logo, perícias como inteligência emocional, empatia e resiliência, são destaques entre as capacitações mais procuradas pelas empresas.

O estudo detectou um abismo entre as aptidões exigidas pelo mercado e as competências daqueles buscando uma oportunidade. Isso tem sido um problema constante e continuará sendo até a sociedade entender a relevância do tema e sua valorização dentro do âmbito corporativo, tornando-se um ponto de atenção para os próximos anos. É interessante pensar nas questões procuradas pelos empreendedores na hora de montar seu time de confiança, chamando a atenção para um conjunto de conhecimentos indo além da técnica, e envolvendo, também, o lado comportamental. Nesse sentido, estar a par do assunto, com dicas de como se aprimorar e saber desenvolver em meio aos empecilhos é crucial. Faça isso agora!

 

As soft skills e as habilidades em alta no mercado

Ainda segundo o relatório, a falta de soft skills continua em alta, pois os domínios demandados estão mudando e vão continuar essa alteração nos próximos cinco anos. As principais aptidões, vistas como evidência até 2025, incluem grupos com pensamento crítico, bem como resolução de problemas e autogerenciamento, aprendizado ativo, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

Em média, as organizações estimam cerca de 40% dos trabalhadores precisando de requalificação e 94% dos líderes empresariais relatam esperarem de seus funcionários a iniciativa de procurar por novas competências no ofício, um aumento acentuado de 65%, se comparado a 2018.

A partir de tais dados, Paulo Vieira, master coach e presidente da Febracis, aponta as cinco maestrias indispensáveis para quem quer conquistar uma vaga e se estabelecer:

Autorresponsabilidade: está associada à nossa capacidade de nos responsabilizarmos por tudo em nossas vidas, seja positivo ou negativo, pois nos influencia de alguma maneira.

Inteligência Emocional: representa uma necessidade para manter uma vibe positiva, em equilíbrio consigo e com o mundo. “Aumentou o número de firmas se abrindo para dar suporte emocional para seus colaboradores, mas o índice de bem-estar deles ainda é médio e 64% dos mesmos não têm nenhum benefício para cuidar do psicológico. Claro, as sessões de terapia são apenas o primeiro pilar dessa jornada e da criação de uma cultura oferecendo segurança para o labutador. No entanto, é necessário começar por algum lugar até as pessoas começarem a externalizar os sentimentos”, comenta Rui Brandão, CEO e cofundador do Zenklub.

Empatia: tem relação com perceber as emoções alheias, compreender seus pontos de vista e se interessar ativamente pelas preocupações. 

Resiliência: isso gera proatividade, determinação e sabedoria para lidar com momentos de pressão e estresse. 

Pensamento crítico: capacidade analítica, facilidade para interpretar dados, curiosidade e perfil questionador são levados em conta no local laboral, devido a apresentar mais chances de contribuir para a dinâmica da entidade. 

Autoconhecimento: trata-se da maneira como enxerga a si mesmo. Quanto melhor isso for, mais irá identificar as questões incentivadoras e as com pouco estímulo na busca por objetivos e conquistas. 

 

Lidar com as crises é imprescindível

Enxergar os tempos ruins como aprendizado e uma receita para usar em outras temporadas é algo falado por muitos na sociedade, mas nem sempre é fácil fazer isso. Em crises emocionais, o corpo responde com reações físicas, como náuseas, taquicardia, desmaio e refluxo. Para aliviar os sintomas ou buscar a cura, algumas dicas de ações simples executáveis no dia a dia podem ser relevantes. Assim, cada um poderá elaborar uma “fórmula pessoal” das melhores atitudes para driblar adversidades.

Nesse sentido, a psicóloga e psicopedagoga, Marcela Bezerra Dias, expõe alguns passos indispensáveis nessas situações, seja para lidar com elas ou evitá-las. Confira!

  1. Analise suas emoções: é preciso compreender de forma racional as circunstâncias as quais tudo se passa. Este é o primeiro passo. Uma dica é refletir sobre o ocorrido para distinguir emoção da razão e, caso necessário, anotar ou procurar alguém de confiança para compartilhar os sentimentos.
  1. Faça amizade com o tempo: é sobre aquele velho ditado “o tempo cura tudo”, sinônimo de amadurecimento. Faça uma análise do ocorrido, ouça ou leia histórias de superação para se fortalecer no outro; tente não se cobrar tanto e converse com pessoas mais experientes; aprenda a ouvir queixas e críticas de forma construtiva.
  1. Reveja sua relação com o próximo: se alguém em específico foi a causa do problema, procure refletir se ainda existe algum sentimento de rancor, o quanto ainda te machuca e quais lições podem ser tiradas dessa experiência.
  1. Viva de maneira mais leve: hábitos simples podem fazer a diferença, como desconectar-se das redes sociais por algumas horas ou dias, tentar não pensar nos desafios e afazeres por alguns instantes, respirar e inspirar devagar etc. 

 

A relevância da área de Recursos Humanos (RH)

A área de departamento pessoal faz toda a diferença no funcionamento de um estabelecimento. Sabendo disso, os especialistas do campo estão se reinventando diante das constantes e aceleradas mudanças dos últimos anos para apoiar a execução da estratégia, com entendimento do mundo e do negócio. 

Uma das principais tendências vividas desde a pandemia pelo mundo corporativo é a humanização do trabalho. Logo, para os empreendimentos com o desejo de se destacar nesse ramo, atraindo e mantendo seus talentos, não há alternativas a não ser ficar atento às inovações de 2023 para não ficar atrás dos concorrentes. Assim sendo, dez delas chamam a atenção:

  • Regime de atuação, horários e benefícios maleáveis: flexibilidade é a palavra do ano;
  • Inteligência artificial e metaverso;
  • Desenvolvimento dos subalternos;
  • Diversidade como um diferencial competitivo;
  • Premiações como geradoras de resultados;
  • Diminuição da rotatividade;
  • Menos burocracia e mais estratégias;
  • Orientação por dados;
  • Oferecimento de mais benefícios para reter prodígios;
  • Transparência salarial nas descrições de vaga.

“O RH 4.0 é impulsionado pela tecnologia incorporando mudanças revolucionárias na gestão convencional da área”, finaliza Marcelo Carreira, vice-presidente Go-To-Market América Latina da Access.

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