Com a onda de desemprego enfrentada pelo Brasil nos últimos anos, notou-se um crescimento significativo de alternativas de carreiras. Uma delas, sem dúvidas, foi o empreendedorismo. De acordo com o Sebrae, cerca de 66% da população já faz parte ou deseja entrar para o grupo.
Segundo Ana Clara Laaf, coach, empreendedora digital e criadora do Método Empreendedorismo Flow, do Rio de Janeiro, atualmente, se vive uma fase muito promissora para o nicho, por conta do dinamismo e agilidade existentes. Além disso, valores como ética, transparência, relações ganha-ganha e colaboração são a base para as novas ideias. Isso, convida todos a expressarem, de maneira autêntica, seus talentos por meio de um negócio.
“Baseado nesses dons e em sua paixão, o profissional deve buscar alguma solução para a vida das pessoas ou para o mundo e formatá-la em forma de bens ou serviços”, considera. Assim, criam-se tendências com jornadas ainda mais instigantes. No entanto, como saber se você está preparado para isso? A especialista separou alguns tópicos para repensar:
1. Perfil empreendedor: não existe área de atuação certa ou errada, mas cada um deve encontrar um lugar no qual se identifique e consiga expressar seu potencial.
2. Capacitação: infelizmente, no Brasil, poucos negócios passam de dois anos de existência. Isso se deve a falta de método, preparo e estratégia.
3. Nicho de mercado: é preciso pesquisar e entender em qual ramo você irá atuar. Se for de seu interesse, haverá mais motivação e propósito.
4. Melhoria contínua: é importante sempre estudar e buscar novos aprendizados e oportunidades de crescimento. Afinal, o mercado é dinâmico e está em constante mudança.
5. Redes de apoio: a jornada pode ser solitária, portanto, é interessante encontrar grupos, mentores e contatos para haver colaboração e trocas enriquecedoras.
Natália Bernardo, trabalha na área comercial e vê com bons olhos o crescimento desse segmento. No entanto, ela entende como esse tema pode ser aplicado também com quem faz parte do quadro de funcionários de uma organização. “Para traçar uma boa carreira, é importante ter esse espírito inovador de forma a contribuir com suas atividades”, conta. Por isso, a jovem investe seu tempo a fim de se aperfeiçoar e se mostrar capaz.
E você? Já pensou no assunto? Se não quiser estar no topo de uma gestão, você pode fazer como a Natalia e buscar o sucesso não importa onde esteja! Boa sorte em sua caminhada!