Com as transformações no mundo corporativo, alternativas de carreira surgiram e um novo termo ganham fama: empreendedorismo. O mercado e as empresas procuram profissionais mais capacitados, com atitude proativa e habilidade de inovar. Saiba mais!
Segundo Vinicius Lopes, treinador comportamental, o diferencial desse indivíduo é a capacidade de buscar soluções fora do convencional, puxar a responsabilidade e dar resultados expressivos. “É muito relacionado a quem inicia negócios, mas existem milhares de empreendedores internos nas mais diversas organizações. Qualquer um dos dois casos se referem ao profissional do futuro”, aponta.
Pensando nisso, o especialista separou três passos para você potencializar o desempenho com excelência. Veja!
1. Inovação: pense fora do padrão, fuja da rotina, saia da zona de conforto e busque novas e melhores opções para fazer alguma atividade do dia a dia. O dinamismo do mercado pede isso!
2. “Execução Soberba”: pode parecer uma expressão ruim, mas quando falamos sobre o desejo de alcançar outro patamar de desempenho e obter uma postura definitiva, essa dica é fundamental. Isso significa fazer acima da média, entregar além do esperado, superar às expectativas e surpreender.
3. Ação Constante: tenha o compromisso de agir de maneira consciente e assertiva em direção às suas metas, mapeie dificuldades e diminua riscos. No entanto, nunca pare!
O perfil de quem quer abrir o próprio negócio tem alguma influência com a liderança. Afinal, segundo o especialista, ambas as figuras devem ser exemplos para seus colaboradores. A estudante de engenharia química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gabriely Fornazier Brunhara admira esse ponto em seus superiores. “Ele tem a oportunidade de fomentar a transformação por meio das pessoas, buscando o melhor delas e as motivando”, conta.
E você? Já pensou em seguir esse rumo profissional? Lembre-se: você é o protagonista de sua vida, encontre seu propósito e boa sorte!