Atualmente, as empresas têm a missão de se modernizar a fim de corresponder aos ideais da geração Y. Por isso, é necessário distinguir o líder de um chefe ultrapassado. O gestor precisa ter as competências necessárias para tirar o melhor dos colaboradores e proporcionar um bom ambiente. Saiba mais!
Segundo pesquisa do Nube, para 67,12% dos jovens, ser dirigente é saber motivar sua equipe. Na rotina de trabalho esse fator faz toda a diferença. Afinal, quem está engajado produz melhor e traz resultados significativos para a corporação. Assim, o gerente deve ter sensibilidade e saber cuidar das pessoas.
Na opinião de Mércia Justa, consultora de recursos humanos na DHuman C&EE, em Manaus (AM), o coordenador deve ser exemplo. “É preciso estar sempre em busca de conhecimento, tanto de desenvolvimento técnico quanto pessoal, além de saber mapear as qualidades e questões a melhorar do seu time. Acima de tudo ter ética, caráter e valores morais”, afirma.
Então, veja as dicas de Luiz Gaziri, consultor, palestrante e professor na FAE Business School e na PUC-PR, para ser um bom dirigente:
Incentivar a evolução e focar nos bons aspectos: o desenvolvimento pessoal é um dos melhores impulsionadores. Dar feedback positivo amplia o engajamento.
Determinar metas de dificuldade moderada: objetivos inflados e injustificáveis ativam nos subordinados um fator psicológico chamado de Conformismo Aprendido. Depois de alguns meses tentando realizar, eles aprendem a simplesmente desistir. Por isso, é relevante estabelecer alvos desafiadores, mas não tão difíceis.
Bons salários e premiações com base na experiência: bônus são perigosos, pois o funcionário ávido por ganhar pode perder um cliente para sempre, por exemplo. A dica é oferecer salários atrativos e experiências gratificantes, como viagens.
Confiança gera confiança: quem acredita nos superiores é menos estressado, mais produtivo, tem poucas faltas e é mais criativo.
Líder, motive seu time! Conte com o Nube e boa sorte!