Demitir nunca é uma tarefa fácil. Contudo, em alguns momentos, se faz necessário, seja por resultados pouco satisfatórios, clima ruim no ambiente corporativo ou desânimo. É recomendável saber a hora e maneira mais amigáveis de cumprir a incumbência. Por isso, o Nube traz algumas dicas!
Segundo pesquisa da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, a dor de ser mandado embora causa maior insatisfação com a vida se comparada a um divórcio. De acordo com os dados, empregados dispensados nunca recuperam plenamente o mesmo nível de bem-estar.
Há ocasiões nas quais a situação pode ser positiva para os dois lados. “Muitas vezes, um funcionário insatisfeito contamina o meio com afirmações negativas, postura inadequada e, consequentemente, diminui a produtividade de toda a equipe”, explica Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano. Ela também lista sinais os quais indicam ser a ocasião de tomar a atitude:
1. Falta de trabalho em grupo.
2. Comprometimento zero.
3. Indisposição com os colegas.
4. Conduta questionável.
5. Desmotivação evidente.
Vale lembrar: o colaborador deve receber feedbacks sobre seu comportamento e suporte para mudar. Afinal, quem ouve devolutivas tem mais chances de evoluir. “É preciso entender o motivo dessa queda de rendimento e erros frequentes em atividades as quais já eram rotina do empregado”, explica Lulian Medeiros, assistente de RH no Dia de Ribeirão Preto (SP).
Conte com o Nube e boa sorte!