O significado de sucesso sempre foi diferente para cada um. Afinal, há quem se sinta realizado ao permanecer a jornada inteira em uma única empresa. Outros preferem mudar de área e, até mesmo de profissão com certa frequência. De acordo com um estudo realizado pela consultoria, a Great Place To Work, as novas gerações ingressam no mercado com outras perspectivas.
Segundo Claudia Santos, especialista em gestão estratégica de pessoas, por conta dessa transformação, na última década, o perfil do profissional mudou muito. “Antigamente, o funcionário prezava muito pela estabilidade no emprego e contava com uma boa remuneração”, explica. Atualmente, segundo a especialista, esses fatores de satisfação deram lugar a outros itens como:
1. Crescimento na carreira: ter oportunidades para se desenvolver com outras funções, participação em projetos importantes e chances de alavancar a trajetória dentro da organização.
2. Qualidade de vida: equilibrar o aspecto profissional e pessoal é considerado um dos fatores mais chamativos. Quem não quer ter tempo para praticar um esporte, um hobby e ainda ficar com a família e amigos?
3. Home office: se a entrega de resultados é a mesma, por que não ter como opção trabalhar de casa em alguns dias da semana? A flexibilidade é fator de relevância para os mais novos.
4. Transparência nas relações: liberdade e política de portas abertas fazem diferença no relacionamento entre líderes e times.
5. Questão geracional: é fundamental preparar executivos para lidar melhor com as pessoas, ao estreitar e quebrar as barreiras entre as idades. Assim, um pode aprender com o outro.
6. Diversidade e inovação: ambientes diversos são mais propícios para desenvolver equipe mais criativas e com apreço por novidades. Pessoas distintas contribuem com melhores soluções. É interessante contar com comitês para combate à discriminação e luta pela inclusão.
O estímulo por novos aprendizados também é um atrativo para os mais jovens. Victor Tanaka, por exemplo, tem como maior objetivo chegar a uma posição de gerência. Para isso, o estudante de engenharia da Universidade Estadual de Campinas, passará por muitas etapas com grandes obstáculos. “Almejo me desafiar para conhecer cargos diferentes. Isso auxilia na busca e no esforço do meu crescimento”, conta.
E você? Com qual fator você se identifica? Deixe sua opinião em nossas redes sociais!