O conceito de sucesso entre os jovens do país tem se afastado cada vez mais da definição tradicional de ganhar bem, ter estabilidade financeira ou estar em um posto hierárquico alto. Segundo pesquisa global do LinkedIn, realizada pela consultoria YouGov, 60% dos brasileiros da Geração Z (com 21 anos ou menos) já se considera bem-sucedida.
Quando questionados sobre a definição do termo, 72% citaram: “ser feliz”. Para Milton Beck, diretor geral da rede social para a América Latina, os jovens não enxergam como sinônimo de êxito ser promovido, casar ou ter cargos elevados. “Eles querem fazer seu horário de trabalho com flexibilidade, ter mais tempo para a vida pessoal, ou empenhar-se com algum propósito na sua visão de mundo”, afirma.
Assim, as empresas têm um desafio a mais na contratação e retenção desses profissionais: primeiro entender qual a visão sobre o assunto e, em seguida, tentar oferecer subsídios para tal. “Nesse contexto, as pesquisas de clima e um programa de carreira interno podem ser grandes diferenciais”, completa o executivo.
Isso não é missão apenas para os empreendimentos. O próprio jovem deve compreender sua percepção sobre o assunto. Para Cintia Machado, coach e diretora da International Coach Federation, do Rio de Janeiro, o primeiro passo para alcançar o êxito é entender o significado dele para você. Para isso, o autoconhecimento é fundamental para você alinhar seus valores com seus interesses e começar a traçar objetivos.
A estudante, Eduarda Fernandes, já sabe onde quer chegar: ser professora. Para alcançar esse desejo, a jovem começa desde cedo a se comprometer e se dedicar ao máximo. Assim, se sentirá satisfeita. “Sucesso não é ter um cargo e um salário bom, é fazer algo relacionado com seu sonho”, conta.
“Lembre-se: ter o trabalho como forma de realização é a fonte de felicidade”, finaliza a especialista. Conte sempre com o Nube!