Todos sabem o quanto o inglês é fundamental para o mercado de trabalho. O domínio do idioma é importante tanto para quem busca emprego, seja como estagiário, aprendiz ou efetivo, quanto para quem contrata.
Pensando nisso, a coordenadora pedagógica da Wizard Shopping Aricanduva, Anigely Moreira Corradini, listou sete dicas importantes de como aprender mais fácil e aprimorar as habilidades.
1. Assistir filmes e seriados (legendados e com áudio) na língua inglesa: procure por títulos ou séries conhecidas, com histórias do dia a dia.
2. Quando tirar a legenda?: com o tempo, você vai se acostumar e não vai mais depender tanto desse recurso. Esse é o momento de começar a ver sem o texto.
3. Ouça músicas e acompanhe a letra: isso é extremamente importante para memorizar e aprender novos vocábulos. Para treinar seu listening, também é recomendável deixar lacunas em branco para preencher enquanto a trilha sonora toca.
4. Cante: use vídeos do YouTube, pois assim auxiliará na hora de treinar a pronúncia.
5. Faça anotações para consultar as palavras: escreva em um bloquinho ou no celular todas as expressões desconhecidas. Há muitos dicionários on-line com exemplos para ajudar na compreensão.
6. Não tenha medo: comunique-se e não tenha vergonha, ou receio de conversar, mesmo errando. Não desista de tentar e siga em frente.
7. Estilo de aprendizagem: descobrir qual é o melhor jeito de estudar é muito importante no processo, porque terá impacto significativo nos resultados alcançados. Existem três estilos: cinestésico, visual e auditivo. O primeiro é para quem opta por escrever os estudos. O segundo é voltado a quem guarda as informações assistindo um vídeo ou olhando para uma imagem, enquanto os últimos preferem escutar ou ler em voz alta.
Igor Teixeira de Souza é de Santo André e estuda o idioma há três anos. Para ele, quando você passa a enxergar o inglês como algo próximo, diretamente inserido em sua rotina e no mundo à sua volta, fica mais fácil e deixa de ser um “bicho de sete cabeças”. “Torna-se algo muito prazeroso de aprender. Contudo, vale lembrar: o aprendizado não está restrito à sala de aula e deve ser incorporado a diversas atividades do dia a dia, como usar e abusar do YouTube, por exemplo”, sugere.
Gostou das dicas? Conte sempre com o Nube!