Estimular as pessoas têm sido uma das tarefas mais árduas do pessoal de recursos humanos nos últimos tempos. Encontrar benefícios capazes de fazer cada colaborador vestir a camisa da empresa é um desafio diário e o sucesso dessa ação depende muito do líder. Entenda!
Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa da consultoria Gallup apontou o fato de apenas 1/3 dos profissionais estarem realmente engajados em seus trabalhos. Segundo o estudo, a falta de motivação tem um custo anual de aproximadamente US$ 350 bilhões.
Diante da necessidade de melhorar a produtividade e deixar os colaboradores felizes, o gestor precisa criar um ambiente onde todos se auxiliem e incentivem uns aos outros. Para isso, o palestrante José Ricardo Noronha dá cinco dicas:
1) Dê maior autonomia aos seus profissionais: quanto mais empoderamento, maior a vontade de ver a organização vencer.
2) Estabeleça um vínculo: isso só é possível quando você conhece os valores, sonhos e propósitos de seus liderados. Implante uma cultura de feedback mais frequente e genuíno. Mostre se importar com eles.
3) Crie metas SMART: elas precisam ser, de fato, específicas, mensuráveis, atingíveis e relevantes no tempo estabelecido.
4) Fomente uma cultura de aprendizagem contínua: celebre os grandes aprendizados, pois são eles os responsáveis pelo desempenho, eficácia e produtividade da sua empresa. Priorize uma educação de alta performance.
5) Foque no propósito e nos valores: fuja do modelo tradicional de gestão apenas baseado em métricas e indicadores.
“O reconhecimento e cuidado com o time fazem toda diferença nos resultados no fim do mês. Acredite”, enfatiza Luciana Machado, responsável pelo departamento de Fator Humano na Transvip, no Rio de Janeiro.
Agora é com você. Mãos a obra!
Leia mais: