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Você sabe ouvir? 

Notícia | 18/05/2018

Layane Bittencourt

Vivemos em um mundo no qual a rapidez e a vida centrada em si mesmo nos torna menos empáticos e com pouca sensibilidade de poder observar como o outro se sente. Portanto, saber ouvir é uma característica importante para a qualidade de qualquer tipo de relacionamento. Inclusive, se estamos falando de um gestor com sua equipe. Entenda!

A habilidade é de extrema relevância para a comunicação se tornar eficiente. Segundo a coach de carreira e desenvolvimento de pessoas, Sheila Lot, de Campinas, isso diferencia um líder de um chefe. “Ao ouvir, o superior estará considerando as questões individuais e a expressão de cada um em relação ao trabalho e poderá valorizar mais adequadamente suas aptidões”, explica.

Para quem está nessa posição, uma de suas grandes funções é motivar seu time e desenvolver essa competência é fundamental para essa tarefa. “O grupo trabalha com sinergia e ritmo de crescimento”, indica. Por consequência, está interferindo também na eficácia dos objetivos e metas traçadas, resultando em um bom rendimento para a corporação.

Como gestora da Aggreko, Ana Claudia Zuppi, encoraja seus colaboradores a conversarem e desenvolverem o ponto crítico dos problemas, assim como soluções. Aberta a escutá-los, consegue entender mais o outro e pensar em melhorias. “Sem isso, você não entende pontos de vistas e o foco dos problemas. Assim, não consegue nem elaborar um plano de ação. Saber ouvir é a característica principal de qualquer líder”, afirma.

De acordo com Sheila, para quem tem essa dificuldade, duas medidas devem ser tomadas nesse momento. “O primeiro passo é ter uma avaliação verdadeira à respeito de sua maneira de escutar e do seu relacionamento com a equipe”, explica a especialista. O segundo, é reconhecer e admitir a necessidade de ajuda, o qual é essencial ao crescimento. “Traçar suas reais dificuldades dará a essa pessoa um caminho a ser percorrido mais promissor”, enfatiza.

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