Identificar talentos e montar uma equipe responsável e de excelência é um dos maiores desafios atuais dentro das empresas. Gestores e donos precisam tomar decisões o tempo todo, e ter um time afinado e sincronizado otimiza o tempo, além das atividades serem executadas com excelência.
Contudo, quais são os principais desafios na formação de um time de sucesso? Para o empresário Egton Pajaro, as corporações, assim como as pessoas, passam pelo interminável processo de amadurecimento corporativo. “Dessa forma, é inevitável respeitar seu estágio, o qual poderá gerar diferentes demandas conforme seu nível de maturidade”, explica. Ainda assim, independentemente de pontuais exigências corporativas, há características capazes de favorecer a construção de um grupo de alta performance.
Proatividade: estímulo à autoiniciativa, conforme percepções próprias;
Atitude: capacidade de se posicionar apesar do desgaste e/ou complexidade do desafio;
Criatividade: inovar, pensar e agir “fora da caixa“, não se limitar ao conhecido e já dominado;
Resiliência: como agente de mudança, superar obstáculos interpostos pela inevitável e natural resistência, por vezes inconsciente, em relação ao novo e desconhecido;
Empreendedorismo: criar, identificar ou captar oportunidades, construir e materializar iniciativas empresariais;
Pragmatismo: senso de urgência, habilidade de racionalizar e agir de forma lógica e eficaz.
Para facilitar em sua busca por uma equipe de ponta, invista em estagiários. Essa mão de obra vem sem vícios do mercado, está pronta para ser treinada e atingir seu máximo. “Eles são extremamente importantes para organização, pois são profissionais mais jovem, podem vir com outra visão e ajudar a equipe a se reciclar. Além de normalmente estarem bem motivados, dispostos a aprender e fazer o solicitado”, incentiva Bruna Vasques, supervisora de RH na empresa Abra Cadabra no Rio de Janeiro.
Gostou das dicas? Fique de olho em nossas matérias e conheça as tendências de cada setor!
Veja mais: