Já parou para pensar quais são seus vícios profissionais? Alguns pequenos “gatilhos” para as situações sempre estarão lá, como respostas automáticas de cada indivíduo. Porém, é necessário atenção: alguns podem prejudicar sua carreira! Saiba como sair dessa cilada, nesta matéria!
Para alterá-los, é necessário identificar a sua causa. “Depois disso, vem a motivação, e a partir daí é preciso trocá-los por outros tipos de recompensa”, comenta Renato Hirata, consultor e sócio da Hirata Consultores & Editora.
Alguns comportamentos podem ser interpretados de modo negativo quando se trata de ambiente de trabalho. Veja:
- Reclamar da falta de recursos: ao invés de criticar, aproveite a situação para crescer e mostrar desenvoltura;
- Trabalhar pelo dinheiro: o salário acaba se tornando um meio de sobrevivência! O emprego deve ser voluntário e o pagamento, uma consequência dele.
- Dar uma de vítima: troque esse papel pelo de empreendedor. Assuma o olhar de dono, aguentando qualquer "pedra no caminho".
- Fugir das metas: essa atitude resulta em diminuição do esforço! Assuma novos desafios e inspire-se em outras pessoas.
E caso não se dê bem com a sua atual empresa, "mude, mas comece devagar, pois a direção é mais importante que a velocidade", indica Claudia Souto, da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Desejamos boa sorte e sucesso!
Leia mais:
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.