Luz, câmera, ação! Se você gosta de atividades ligadas à criação, produção, edição e direção de programas, conhecer mais sobre a carreira pode mudar sua vida! E não estamos exagerando... Esse profissional envolve-se na elaboração e veiculação de programas jornalísticos, monta a programação, redige roteiros, produz e edita. Vamos saber mais? Descubra esse novo mundo com o Nube!
Chefiar equipes de gravação e produção, além de orientar na montagem de cenários e contratação de mão-de-obra, são algumas das funções de quem se forma na área. Quanto aos cargos, poderá atuar como comentarista, apresentador e locutor. É super bem-vindo em emissoras, produtoras de vídeo, agências de publicidade e empresas de mídia eletrônica.
Vamos conhecer o mercado?
- Criação: criar roteiros , programas, vinhetas e chamadas;
- Coordenação de programação: organizar a grade de programação da emissora, determinando os programas a serem produzidos e os horários para ir ao ar, segundo critérios de audiência;
- Direção: Liderar a equipe de produção, cuidando do conteúdo e da qualidade técnica;
- Edição: Selecionar sons, imagens e textos para cada programação, radiofônica ou televisiva;
- Gestão: Administrar o funcionamento de áreas específicas, além de gerir dados, como os de audiência;
- Produção: Providenciar a infraestrutura necessária, preparando entrevistados, providenciando material de apoio, cuidando de cenários e solicitando suporte técnico e logístico para gravações;
- Roteiro: Escrever narrativas e diálogos para novelas, minisséries ou filmes;
- Técnica: Operar equipamentos de gravação de imagem e som, iluminação e edição.
Com a proliferação das transmissões em áudio e vídeo pela Internet, o mercado se mantém aquecido para quem escolher o ramo. Segundo Elisa Marconi, coordenadora do bacharelado em Rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, “O mercado procura um candidato completo, com boa escrita e capacidade de filmar e editar. Não há mais interesse em alguém com apenas uma dessas habilidades”, alerta a professora.
As melhores oportunidades estão concentradas no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas a região Sul do Brasil também possui boas expectativas. No Nordeste, em emissoras instaladas em Natal, Recife e Salvador, também existem boas alternativas. @Vitor Xavier, em nosso Facebook, comenta sobre sua impressão ao longo da graduação: “esse caminho permite seguirmos por vários meios dentro da área, mas é um tanto difícil no começo, pois é muita informação. Eu indico a formação para quem gosta do contato com os meios de comunicação”, explica.
O salário inicial é de R$ 1.593,00, segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Há muitas disciplinas como sociologia, filosofia, teoria da comunicação, história da arte e semiótica. Depois dos primeiros semestres, entram as matérias específicas, como cenografia, produção e criação em imagem e som. A duração média é de quatro anos e pode ser encontrada com os nomes de Comunicação Social em produção para Rádio e TV; Comunicação Social – Radialismo; Radialismo; Rádio, TV e Internet.
Gostou da sugestão? É muito bacana e é difícil não curtir após ingressar. Caso ainda não seja sua praia, temos outras dicas em nosso site. Uma delas com certeza chamará sua atenção!
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