Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
fofoca-no-ambiente-de-trabalho

Fofoca no Ambiente de Trabalho 

Notícia | 04/11/2013

Você já se deparou com a fofoca no ambiente de trabalho? Como contornou a situação? Nem sempre parece simples lidar com esse problema, principalmente para quem está em sua primeira experiência no mercado. Afinal, a falta de conhecimento pode causar dúvidas a respeito da postura ideal nas mais diversas situações. Conhece alguém com uma história assim?

Lury Lima é uma dessas pessoas. Em seu estágio de eletrônica, o líder da equipe (cargo acima do gerente), chamou-o para dar um feedback inesperado após alguns comentários de colegas, a respeito de sua concentração nas atividades. Apesar da situação ligeiramente constrangedora, ele afirma ter dado tudo certo: “meu supervisor foi atencioso, falou para eu prestar mais atenção, e concordou com alguns dos meus argumentos”. No entanto, tudo poderia ter sido resolvido com uma simples conversa.

Para saber mais a respeito do hábito de fofocar, o Nube perguntou em seu site como as pessoas lidam com ele. Nos dias 7 a 18 de outubro, jovens de 15 a 26 anos, escolheram entre as opções “Eu não fofoco, falo diretamente para a pessoa”, “Fofoca faz parte do dia a dia e todos praticam”, “Geralmente, evito passar para frente conversas de corredor”, “Não tenho hábito de fofocar” e “Eu falo mal de quem é fofoqueiro”. Ao todo, foram 8.449 votantes.

Duas das alternativas puderam ser consideradas quase empatadas, devido à pequena diferença nos números. Com 39,66% dos votos, “Geralmente, evito passar para frente conversas de corredor” por pouco ficou na frente da segunda colocação, “Não tenho hábito de fofocar”, com 38,71% da preferência. Segundo Rafaela Gonçalves, analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube, isso demonstra a preocupação cada vez maior com a própria imagem dentro das corporações: “adotar tal atitude propicia o bom convívio e expressa neutralidade perante comentários os quais não agregarão nada na carreira”.

Todas as outras possibilidades se distanciaram das favoritas. Em terceiro, quarto e quinto lugares ficaram, respectivamente, “Eu não fofoco, falo diretamente para a pessoa” (16,38%), “Fofoca faz parte do dia a dia e todos praticam” (4,13%) e “Eu falo mal de quem é fofoqueiro” (1,11%).

Muitas vezes, a fofoca retrata a falta de coragem de dizer algo cara a cara. “Os jovens precisam refletir sobre estas questões, pois o mercado contrata por meio dos bons currículos, mas, no dia-a-dia, demite por causa dos maus hábitos”, alerta Rafaela. “Coloque-se no lugar dos outros. Em um relacionamento, a sinceridade e a empatia fazem toda a diferença”, finaliza.

Conte com o Nube para o seu desenvolvimento!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe