Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-combater-a-radio-peao

Como combater a rádio peão? 

Notícia | 07/03/2018

Layane Bittencourt

Você já deve ter escutado alguma fofoca ou um boato no seu trabalho. Essas situações se enquadram em um termo: a rádio peão. Elas são muito comuns, contudo, devem ser evitadas, pois causam prejuízos no ambiente laboral. Surge a dúvida: é possível combater esse problema? O Nube foi atrás dessa resposta!

Para o especialista em comunicação, Reinaldo Passadori, presidente do Instituto Passadori, existe uma forma de atenuar, mesmo sempre existindo alguém querendo passar uma notícia em primeira mão: “a empresa precisa agir de forma clara e transparente, sem tentar ocultar informações dos seus pares e colaboradores, exceto quando exigem sigilo”.

Investir em uma comunicação de qualidade pode ser uma das saídas. “Se os líderes souberem se comunicar de maneira eficiente, ampliarão as chances de impedir a disseminação de informações equivocadas”, explica. Para ele, a implantação de um sistema composto por sites, murais eletrônicos, comunicados, newsletters, encontros com o presidente, entre outros pode sanar essas questões.

Por parte dos colaboradores, é necessário sempre estar atento. Bianca Carneiro, analista de sistemas da Dotz, de Osasco entende os impactos gerados ao confiar nos comentários: “o foco dos funcionários muda de acordo com a ‘novidade’, sem saber se aquilo é real ou não, prejudicando toda a corporação”. Contudo, ela diz não ligar para os boatos surgidos, pois compreende: o necessário será divulgado por fontes confiáveis e na hora certa.

Para os gestores, o especialista ainda sugere fazer uma análise para observar como anda o clima de seu negócio. “Se algo pode ser feito para melhorar o ambiente, as relações e a lucratividade, por que não começar hoje a pensar nesse processo?”, questiona. Afinal, uma organização preocupada com esses pontos é mais fadada ao sucesso.

E você? Já prestou atenção como anda a comunicação de seu time? Como você se comunica com seus estagiários e aprendizes? Fique atento! Assim, terá melhores resultados! Conte com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete