Uma boa noite de sono nos ajuda a recuperar energias, secretar hormônios como a melatonina (produzida no cérebro com a chegada da noite) e relaxar as estruturas musculoesqueléticas. Veja com o Nube como otimizar seu repouso!
Não descansar o suficiente pode causar cansaço, mau humor, dores de cabeça, dificuldade de concentração e outros sintomas desgastantes ao longo do dia seguinte. A posição escolhida para dormir pode influenciar nisso. Acompanhe as características de cada uma com a fisioterapeuta Fernanda Cerveira Abuana Fronza, professora dos cursos de graduação de Atividade Física Adaptada e Saúde da Universidade Gama Filho:
Lateralizada: é clássica e recomendada por especialistas por ser semelhante à postura fisiológica humana e permitir um perfeito alinhamento da coluna. Também evita rotações, trações e hiperextensões, possíveis responsáveis por sobrecarregar determinadas estruturas osteomioarticulares em detrimento de outras. Os braços devem estar à frente do corpo ou apoiados sob o travesseiro (não muito alto nem muito baixo) formando um ângulo de, no máximo, 90º.
Decúbito ventral (dormir de barriga para baixo): inevitavelmente, provoca rotação na coluna cervical na tentativa de acomodação da cabeça. Isso pode ocasionar dores, especialmente se o travesseiro estiver colocado somente no crânio, sem haver um apoio na região superior do tórax. Para tentar adequar essa postura, é possíel colocar vários apoios ao longo de um dos lados do corpo, deixando-o ligeiramente inclinado e minimizando a tensão sobre as costas.
Decúbito dorsal (deitar de barriga para cima): fazer isso com as pernas estendidas pode sobrecarregar a coluna lombar em função da solicitação dos músculos atuantes nas últimas vértebras, tracionando-as, aumentando a lordose e predispondo a dores na região. O uso de um travesseiro baixo colocado na região lombar, uma leve flexão dos joelhos (de modo a eliminar a ação muscular sobre quadril) e um apoio adequado da cabeça amparando a região cervical, podem aumentar o conforto nessa posição.
Fique ligado: um colchão firme e macio também é importante! “Uma boa dica para facilitar a sua escolha está nas tabelas para orientar a densidade e resistência do produto de acordo com o peso, disponibilizadas por algumas lojas”, diz a professora.O seguidor da Fan Page do Nube, @Vileimar Vilmar confessa não ser atento o suficiente. “Sempre durmo exausto, nem lembro de qual jeito”, disse ele. Se você se identificou com essa fala, comece a prestar atenção e cuide da sua saúde!
Seguindo essas dicas você vai dormir tranquilamente! Boa noite!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.