Cuidar da saúde ou manter a boa forma é um dos motivos responsáveis por levar muitas pessoas a praticarem exercícios físicos. Depois de alcançarem uma rotina regular, começam a buscar maneiras de repor nutrientes do corpo com suplementos. Você já tomou algum?
Eles são substâncias produzidas quimicamente e possuem a propriedade de completar a ação dos alimentos naturais, dando mais força e energia e até mesmo potencializando o desempenho durante os treinamentos. O consumo desse produto cresceu 23% ao longo do último ano no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).
Apesar dos números, é preciso cuidado. Doses erradas podem trazer prejuízo à saúde. Entre os sintomas desagradáveis, estão: transpiração em excesso, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, alterações nas funções do rim, dor, insônia e cansaço. Em algumas situações, pode levar até ao ganho de peso.
Para a seguidora da Fan Page do Nube, @Gabriela Bernardini, o uso desses produtos “vai depender da necessidade de cada indivíduo e do objetivo almejado”. Por sua vez, @Renato Paes Leme afirmou: “quando prescritos de forma consciente, só têm a gerar benefícios". Já @Andréia Gomes é contrária: “não tomo, pois acredito fazer mal!”.
Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme, o mau uso dos suplementos se dá em função do fácil acesso para adquiri-los em lojas sem orientação profissional. “A maioria das pessoas (cerca de 75%) recebem indicações de amigos ou colegas de academia e acabam consumindo-os de maneira errônea”, diz ele.
Caso sinta necessidade, procure um médico! Apenas ele saberá dizer se você realmente precisa disso. Não se esqueça: o mais importante é a sua saúde! Enquanto faz atividades físicas, lembre-se de se alimentar e descansar o suficiente também.
Bom treino!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.