Inibição ou desconforto em situações, ambientes ou grupos não familiares. Isso é timidez! Se você sente dificuldade para lidar com certas fases da vida por conta do embaraço extremo, acompanhe esta matéria do Nube e ‘perca a vergonha’.
Seja qual for seu conceito de timidez, todos concordam: essa atitude por ser muito prejudicial aos relacionamentos. No entanto, ela pode ser alterada com ações diárias, fazendo a pessoa sair da sua zona de conforto.
Existe uma diferença entre alguém reservado e tímido. “Pessoas reservadas ou introvertidas não gostam de se expor, porém não se bloqueiam frente a novas situações. A timidez impede a realização do desejado”, explica Cibele Nardi, Life Coach.
É importante também observar os níveis de timidez. Isto é, a pessoa pode se sentir constrangida em determinada ocasião e segura de si em outras. A vergonha se torna um problema quando impede o indivíduo de realizar objetivos, estabelecer bons relacionamentos, ter novos aprendizados e até mesmo ser feliz.
“Essa fraqueza está relacionada com estar à vontade consigo mesmo. A questão é como a pessoa se sente neste lugar com estas pessoas. Por algum motivo, elas não estão se aceitando ou se permitindo viver aquele momento”, define Cibele.
Alguns exercícios podem ser feitos diariamente, como se desafiar. “Se você tem pavor de ir a uma festa onde terá poucos conhecidos, o interessante é ir a esse evento e conversar com o máximo de pessoas desconhecidas”, exemplifica. A solução, portanto, é uma só: confrontar os medos!
Está mais seguro? Conte com o Nube nesta fase e perca a vergonha de vez!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!