Em tempos de crise econômica e de enxugamento de equipes, um dos principais desafios é manter a harmonia entre os colegas de trabalho. Afinal, o estresse e a pressão atingem níveis ainda mais altos e nem todos comportam tanta tensão.
De acordo com Eduardo Shinyashiki, mestre em neuropsicologia e liderança educadora, em função da redução de profissionais, as organizações exigem mais resultados com menos funcionários. “Nesse cenário é natural o nível de ansiedade aumentar. No entanto, é preciso muito cuidado para não ‘descontar’ as frustrações nos parceiros do grupo, os quais provavelmente estão na mesma situação”, afirma.
Para manter a harmonia e não se desestabilizar nas emoções é importante, antes de ser compreendido, enxergar o outro. “O seu ponto de vista não é necessariamente o mesmo de outra pessoa. Cada um de nós vê a realidade do seu próprio jeito, de acordo com a sua história pessoal e as suas experiências. Por isso, cada indivíduo constrói uma visão diferente do mesmo problema”, orienta Eduardo.
O mundo corporativo reúne vários perfis. Tem os mais proativas, tímidos, criativos, ágeis e por aí vai. Entendendo o jeito de ser de cada um, será possível trabalhar em equipe de forma mais tranquila e feliz.
Don’t worry, be happy!
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