Você se interessa por projetos voltados ao desenvolvimento da indústria florestal e tem várias ideias na cabeça? Separamos um evento especial para quem gosta do tema e quer atuar na área. Saiba tudo nesta matéria e participe!
Pesquisadores, estudantes e profissionais podem se inscrever até 30 de maio para a etapa brasileira do prêmio Blue Sky Award. O evento é promovido pelo International Council for Forest and Paper Associations (ICFPA), e tem como objetivo selecionar jovens com trabalhos inovadores e com melhorias de processos para a base florestal e sua cadeia produtiva.
O tema desse ano é “Tecnologias Inovadoras para a Indústria Florestal e de Papel – Desenvolvendo as potencialidades das Florestas, do Papel e de Produtos Madeireiros” e está dividido em duas etapas:
Etapa regional (São Paulo, Brasil) – a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), em parceria com a Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), concederá ao melhor projeto um prêmio no valor de R$ 8.000,00. O orientador também receberá premiação no valor de R$ 5.000,00. Os candidatos deverão submeter o trabalho em inglês. No entanto, a fluência oral no idioma não será fator limitante na seleção. A premiação acontecerá em dezembro.
Etapa internacional (Berlim, Alemanha) – os autores dos três melhores planos terão a oportunidade de se apresentar aos presidentes de empresas mundiais do setor florestal, em Berlim. A passagem e a hospedagem serão concedidas pelo ICPFA.
Atenção: é preciso ter até 30 anos.
Mais informações sobre elegibilidade, temas e áreas de interesse estão disponíveis no edital publicado no site da Ibá.
Para Marcus Maia, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, ao apresentar suas produções em eventos, os estudantes têm a oportunidade de receber comentários avaliativos e críticos, possibilitando corrigir eventuais erros e qualificar o trabalho. “O recebimento de menções e prêmios, sem dúvida, constituiu um incentivo adicional, em um contexto nacional onde a carreira de pesquisador nem mesmo é adequadamente estabelecida e remunerada”, incentiva.
Portanto, aproveite a oportunidade!
Leia mais: