Está em época de vestibular, prestou o Exame Nacional do Ensino Médio e agora está de olho no Sisu - Sistema de Seleção Unificada e no ProUni - Programa Universidade Para Todos? Fique atento, pois algumas modificações ocorreram e as algumas inscrições já estão prestes a se encerrar.
O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação com o intuito de escolher os candidatos às vagas das universidades públicas por meio do Enem. Dessa forma, os estudantes utilizam a nota obtida na avaliação, como único processo seletivo para entrar na faculdade. Basta ver as instituições e os cursos participantes e se candidatar, por ordem de preferência, em até duas opções. Quem tiver as melhores notas, garante sua vaga.
As inscrições vão até sexta-feira, 11 de janeiro, e devem ser feitas pelo site http://sisu.mec.gov.br/sisu . Ao todo, mais de 890 mil candidatos já se manifestaram e muitas notas de cortes já foram disponibilizadas. Então, não perca tempo!
O ProUni também é utilizado por milhares de pessoas para ingressar em uma instituição de ensino superior e terá suas inscrições abertas nas próximas semanas. Esse sistema oferece bolsas de estudos em faculdades particulares e só pode participar quem fez o ensino médio integralmente em escola pública ou quem foi bolsista em escola particular.
Fora isso,para participar é necessário alcançar uma pontuação maior de 450 e não zera na redação. Até 2012, a nota de corte era de 400 pontos e a maior exigência nesse ano causou opiniões controversas.
“A alteração não é prejudicial, pois as pessoas realmente interessadas na bolsa vão se esforçar e atingirão 450 e muito mais!”, afirmou @Cáah Amadeu na Fan Page do Nube. @Fred Oliveira concordou e complementou: “acho uma vergonha exigir uma nota dessas. Até um analfabeto consegue isso e tem gente chorando... ÊÊÊ BRASIL”.
Já para @Thomas Thales, a cada ano fica mais difícil para um aluno de escola pública ingressar na faculdade. Segundo @João Victor M. Zambon, o ensino público deveria ser muito melhor para acontecer um aumento desses. “Mas, acredito na possibilidade de ser algo benéfico, afinal atingirá os pontos quem realmente quiser e precisar da bolsa. Muitos alunos tiram a vaga de quem realmente precisa”, conclui.
E você, é a favor ou contra? Seja como for dedique-se e conte com o Nube para o seu sucesso profissional.
Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.