Quem vai começar o seu primeiro estágio tem motivo para ficar ansioso e nervoso. Após um longo período de entrevistas, dinâmicas de grupo e avaliações, chega o grande dia. Afinal, você está diante de uma grande oportunidade de iniciar a carreira com o pé direito, pois, muitas vezes, a modalidade é a sua primeira experiência profissional.
Segundo Monique Pacheco, coach e consultora de Recursos Humanos, do Rio de Janeiro, na maioria dos casos, a grande dificuldade dos jovens é de se adaptar a uma nova rotina e ambiente. “Geralmente, o mundo corporativo é novidade para o estagiário, ou seja, além das atividades, ele precisa aprender a agir de acordo com a política da empresa e com novas regras de convivência”, afirma.
O papel do supervisor pode ser fundamental. Essa figura deve estar preparado para compreender as dificuldades, objetivos e ideias desses novos talentos e recebê-los em sua equipe. Nesse momento inicial, a especialista indica: “o gestor deve imprimir em seu estilo de trabalho a cultura organizacional, pois ele será o principal exemplo para esse jovem”. Além disso, precisa estar disposto a transmitir conhecimento e desenvolvê-lo para torná-lo um futuro líder na corporação ou fora dela.
O começo na nova ocupação, para Caio Lucas, estudante da Universidade de Mogi das Cruzes, foi desafiador. No entanto, um ponto chamou a sua atenção: a paciência das pessoas ao seu redor. Essa atitude foi de grande ajuda, pois além de deixá-lo mais confortável, derrubou um grande obstáculo: o problema da autoconfiança. “Como era o meu primeiro estágio, eu não me sentia muito confiante nas tarefas realizadas”, relembra.
Após esse período, ele alega: houve muitas mudanças. “Eu me desenvolvi bem, tinha timidez em falar com as pessoas e hoje já a perdi. Aprendi muito no setor e as atividades na prática”. De acordo com Monique, a disposição é um grande diferencial. “O segredo está em estar aberto a aprender”, enfatiza. Portanto, absorva as informações e utilize-as de forma eficaz. Dessa forma, estará mais preparado e a frente dos demais.
E você? Como foram os seus primeiros dias em um ambiente corporativo? Compartilhe a sua história em nossas redes sociais. O Nube acredita em seu talento!