Conforme o tempo passa, as exigências do mercado de trabalho se ajustam e procuram cada vez mais a excelência. Isso não é diferente para quem é gestor. Nesse contexto, sua adaptabilidade deve ser desenvolvida e é necessário se atentar a alguns aspectos para não ser deixado para trás. Quer saber quais? Então leia esta matéria!
Na visão dos jovens, a relação entre engajamento de uma equipe e liderança é bem estreita. Para entender isso, o Nube fez uma pesquisa e perguntou: “o que é ser um líder?”. A maioria (67,73%) dos 16.950 participantes respondeu: “saber motivar sua equipe” como a principal função de quem assume essa posição. Portanto, é fundamental entender o comportamento das novas gerações e se adequar a eles para se manter em um bom cargo.
Melissa Prado, estuda na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, no Rio de Janeiro. A universitária já estagia e afirma, com base em suas experiências: o principal desafio dos diretores atualmente é pensar “fora da caixa”. “Somos constantemente levados a agir dessa maneira para nos destacarmos em meio a um mundo tão globalizado como o de hoje”, explica.
Pensando nesse aspecto, Maria Augusta Orofino, fundadora e CEO da Beefind, em Santa Catarina, listou as cinco características indispensáveis para o chefe do futuro. São elas:
1. Equilíbrio entre o ser e o dever. “Nem chefão, muito menos amigão. É vital ter uma postura equilibrada. Ter empatia e propor direcionamentos de acordo com cada pessoa e situação”, afirma a especialista.
2. Domínio de técnicas de resolução de conflitos. “O dinamismo dos negócios e a pressão por resultados geram a necessidade de lidar com problemas complexos. É preciso conhecer metodologias ágeis para envolver os liderados em processos de melhoria constante”, diz.
3. Encorajamento. “O gerente deve aprender constantemente e incentivar seu time a sempre buscar mais conhecimento. Com um grupo preparado, é possível sentir mais confiança em suas decisões”, aponta.
4. Adaptabilidade. “Você deve ser uma pessoa curiosa e atenta às novidades. A tecnologia precisa fazer parte de sua rotina. Estar próximo daquilo oferecido pelo mercado é estar aberto a novas soluções mais próximas de seus clientes”, expõe.
5. Sem vaidade! “Saiba dialogar com todos e esteja disposto a aprender. Esteja preocupado em se cercar de talentos”, finaliza.
Pronto! Agora você já tem noções sobre como manter-se atualizado e aplicar essa teoria na prática em sua empresa. Conte com o Nube sempre!