As empresas já sabem: estar ativo nas mídias sociais é fundamental! Você não só divulga sua marca como também estreita o relacionamento com o consumidor. E em 2013, será que algo vai mudar? Saiba mais nesta matéria do Nube!
A E.life, empresa de inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, realizou uma pesquisa para saber quais as principais tendências desse mercado para o ano seguinte. De acordo com os resultados, pequenas e médias empresas (PMEs) vão investir mais em redes sociais, pois 51% delas apostam nesse tipo de contato para aumentar as vendas.
Perguntamos em nosso Facebook qual estratégica os estudantes utilizariam em páginas pessoais para alavancar seu próprio negócio. @Mateus Silva apostaria no relacionamento 2.0 com o cliente, enquanto @Sandra Dos Santos investiria no Marketing Pessoal. @Rosemary Viana da Silva focaria na fidelização de clientes, entrega dentro do prazo e envio de e-mails, divulgando lançamentos e promoções!
Veja outros resultados da pesquisa e fique por dentro das principais tendências para 2013:
- Métricas deram lugar aos KPIs: os ˜key performance indicators", ou "indicadores-chave de performance", estão ganhando cada vez mais destaque. Com eles, é possível utilizar as informações coletadas para planejar estratégias de marketing.
- Big Data: o próprio nome já indica! De acordo com a revista The Economist, o mundo produzirá 1 trilhão de gigabytes em 2020. Em 2005, foram apenas 0,13. Será que conseguiremos lidar com os "grandes dados"?
- Segunda tela: cerca de 46% dos Trending Topics do Twitter têm algum relacionamento com programas televisivos, segundo pesquisa da E.life. No Brasil, 50,6% dos entrevistados confessaram utilizar a TV e a Internet ao mesmo tempo. Algumas marcas já começaram a utilizar hashtags em suas publicidades televisivas.
- Boom de mobiles: No Brasil, há cerca de 191 milhões de cidadãos para 255 milhões de celulares, sendo 14% deles um smartphone. Por isso, as interfaces criadas por qualquer empresa devem estar habilitadas para telefones móveis.
- SAC: entre 1% e 3% das reclamações de clientes tem como origem Facebook, Twitter e páginas como do Reclame Aqui. Em 2013, esse número deve chegar próximo dos 5%. Portanto, aplicativos e Unsourcing (consumidores respondem consumidores) devem ser desenvolvidos para facilitar a comunicação.
- Saas por todos os lados: "software as a service" ou "software como um serviço", tem como ideia a migração de softwares para as famosas "nuvens", ou serviços de cloub-base computing. Cerca de 77% das companhias nacionais vão aumentar os investimentos nessa área.
- Varejo social: cada vez mais as marcas vão perceber a importância de investir em campanhas de fidelidade nas redes sociais. Com isso, poderão aumentar seu número de "curtir" e potencializar suas vendas.
Preparado para 2013? Já demos as dicas, agora é com você! Caso tenha uma empresa ou pense em abrir uma, leve esses pontos em consideração. Boa sorte e conte sempre com as novidades digitais do Nube!
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