Você já se perguntou como está seu colega de trabalho hoje? Ou o seu colaborador? Se surgiu essa preocupação, saiba: você está praticando a empatia. Essa atitude configura-se como a capacidade de se colocar no lugar do outro e buscar entendê-lo. Veja a sua importância e como praticá-la em nossa matéria!
Para Paloma Almeida, psicóloga e consultora organizacional da ASeleta, do Rio de Janeiro, a empatia é fundamental para conseguirmos resolver melhor os conflitos no ambiente laboral e, consequentemente, alcançar bons resultados. “Ela também melhora a qualidade das nossas relações interpessoais e torna o líder mais eficaz por desenvolver competências ligadas à gestão de pessoas”, acrescenta.
Com o posto de supervisão, essa habilidade é exigida de Gabriela Almeida, do Nube. Ela acredita na sua importância para fortalecer o relacionamento de seu time, tornando-o mais unido e harmonioso. “Eu procuro criar uma relação de transparência e confiança com os meus colaboradores. Não só falar, mas ouvir é fundamental para o sucesso do grupo. Então, me deixo à disposição para conversar e entender suas opiniões”, releva a gestora.
Para a especialista, se você não tem uma companhia engajada no desenvolvimento de pessoas, você precisa ter a atitude de buscar essa aptidão por conta própria. Pensando nisso, a psicóloga separou algumas estratégias:
Por parte do próprio indivíduo, duas grandes questões podem fazer esse estímulo:
Autoconhecimento: buscar se conhecer vai transformar a visão de si mesmo, e por consequência, do outro.
Convivência: procurar se relacionar com pessoas diferentes de você. Aprender a enxergar as diferenças ajuda a estimular a tolerância.
Por parte das corporações, existem algumas ações:
Job rotation: proporciona ao colaborador ter uma vivência em outro setor da organização.
Reuniões: uma boa forma para resolver problemas internos com pessoas de diferentes setores.
Treinamentos comportamentais: podem ser bastante úteis para o fortalecimento das equipes, tornando-as mais coesas.
Processos de coaching: facilitam o processo de autoconhecimento.
Você costuma exercer a empatia? Aproveite essa habilidade, pois trará muitos frutos para a sua vida pessoal e profissional. Conte com o Nube!