Quais são suas atividades diárias? Você costuma fazer exercícios ou praticar esportes? Reconheça a importância dessas ações lendo esta matéria do Nube. Segundo pesquisas, 60% das fontes não possuem nenhum tipo de cuidado com a saúde.
Um indivíduo sedentário pode ser definido como alguém sem nenhum ato de estímulo. Além de prejudicar a saúde, ocasiona doenças premeditadas. Para se preservar, você não precisa necessariamente ser um jogador de vôlei ou futebol, por exemplo. Uma caminhada ao trabalho, em parques, ou no próprio escritório também é considerada uma atividade física, pois estamos em movimento com nosso corpo.
Se você não se movimenta, faz parte desse grupo, chegando a um nível onde não se locomove a lugar algum, apenas fica parado. Isso está relacionado ao aparecimento de doenças como hipertensão respiratórias. Para saber se seu perfil é caracterizado como “inativo”, seu gasto semanal deve ser de, no mínimo, 2.200 calorias. Esse estudo foi realizado por ex-alunos da Universidade de Harvard. E aí, você faz parte dessa estatística?
Para você sair de uma vez por todas do sofá, o Nube dá algumas dicas:
- Caminhadas: ao invés de optar por transportes públicos para levá-lo até a porta do trabalho, escolha descer ao menos um ponto antes. Também há a opção, caso utilize elevadores, de subir alguns andares de escada.
- Ginástica: todo mundo possui uma academia perto ou próxima de casa, ou mesmo do trabalho ou da instituição de ensino. Arranje um espaço em sua agenda e matricule-se para algumas aulas. Você verá uma grande diferença em seu rendimento.
- Pedalar: Caso não possua tempo durante a semana, reserve sábado ou domingo para ir a um parque e gastar algumas calorias na bicicleta. Você nem notará o esforço caso tenha uma bela paisagem para apreciar.
Derick Fontes, colaborador da área de TI do Nube, conta fazer musculação e Jiu-jitsu há seis anos, três vezes por semana. Além disso, ele opta por corridas nas ruas e no parque: “além da diferença estética e melhora na autoestima, meu rendimento no trabalho e na faculdade aumentou. A preguiça fica muito mais distante e com certeza alivia o stress!”, conta Fontes.
Para quem quer iniciar, o jovem dá algumas sugestões: “aconselho a criar o hábito de andar. Não importa a duração, o importante é acostumar e aumentar a intensidade aos poucos”. Caso seu bolso esteja apertado, Derick revela algumas alternativas: “os parques de hoje, como o da Aclimação, possuem não só a pista de corrida e barras, mas equipamentos para exercitar diversas partes do corpo”.
Lembre-se: Caso não esteja habituado, evite exageros. Isso pode acarretar sérios problemas ao seu organismo.
Agora não há desculpas! Siga nossas dicas e melhore suas condições. Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!