A informática está em alta e não é segredo para ninguém o fato de as profissões ligadas a esse setor serem a grande pedida. O mercado de trabalho não deixa profissionais dessas áreas parados por muito tempo e com um pouco de esforço o sucesso é garantido. Se você se interessa pelo segmento, mas tem dúvidas sobre qual a melhor escolha, o Nube te dá uma sugestão: que tal Sistemas de Informação?
No Brasil, segundo dados do Censo Escolar do Inep/MEC, o curso é oferecido em 607 instituições, as quais disponibilizam em média 57 mil vagas. O número de concluintes é de apenas 12.400 pessoas. Na escolha da faculdade é preciso ficar atento quanto à abordagem feita por ela. Algumas focam mais na parte administrativa, outras na computação.
Para ingressar nesse ramo é necessário gostar muito de matemática, pois a todo o momento é preciso fazer cálculos. A analista Taily Carvalho, em entrevista ao Facebook do Nube revelou também ser importante o raciocínio lógico. “Muitas matérias, como lógica, trabalham com a finalidade de desenvolver esse nosso lado, essencial para a carreira”, explica.
O bacharel em sistemas de informação esquematiza e prepara o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações. A partir daí, ele disponibiliza esse conteúdo para os usuários. Ele ainda pode montar bancos de dados e desenhar websites.
Contudo, alguns desafios estão intrínsecos na profissão. Um deles é não ser obrigatório o diploma. "Qualquer bom autodidata pode enfrentar o mercado sem preocupação. Mas tanto ele, como o estudante formado, devem estar atentos à qualidade de sua mão de obra. O próprio mercado está regulando isso", alerta Marco Rodrigo Costa, coordenador do curso da PUC Minas.
Para Taily, outro grande problema são as barreiras para as mulheres. “Ainda falta muito para as pessoas nos verem como boas profissionais de informática”. Entretanto, mesmo com tais dificuldades, ela afirma ter feito a escolha certa. “Na vida temos fases boas e ruins. Tento ver os momentos difíceis como uma forma de aprendizado”, conta.
A atuação é possível em qualquer setor de uma empresa. Corporações de pequeno, médio e grande porte contratam, cada vez mais, experts no assunto. Já se imaginou trabalhando na Totvs, IBM, Microsoft ou Google? Pois, com dedicação e força, essa se torna uma possibilidade muito viável. O salário inicial, segundo o Guia do Estudante, gira em torno de R$ 1.105,71.
Se ainda resta algum receio, Taily dá o incentivo: “Trabalhar com TI é muito legal. Você descobre coisas maravilhosas e fica em constante aprendizado. Afinal, para fazer seu esforço valer à pena, é interessante passar ao próximo suas experiências. É uma troca muito justa”.
Sentiu-se motivado? Então, se deixe conquistar pelo mundo das tecnologias. Com muito estudo, as chances de crescer em sua carreira será uma certeza . Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.