Não sabe qual carreira escolher para prestar vestibular nesse início de ano? Caso tenha uma queda por exatas e interesse por engenharia, conheça um pouco mais sobre esse estudo: as leis e sistemas mecânicos são a base dessa graduação. Descubra mais sobre o setor!
Quem se dedica a essa área fica responsável por desenvolver, projetar, construir e manter máquinas e equipamentos. Também é necessário providenciar moldes de peças a serem fabricadas, testando os resultados após o feitio. Para os formandos, durante as aulas, há diversas tarefas em laboratório, como aulas de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transmissão de calor, resistência de materiais, processo de transformação, vibrações e sistemas.
O curso pode ser encontrado em diferentes universidades, dentre elas: IME - Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro; Fundação Universidade Federal do Pampa - Unipampa, no Rio Grande do Sul; Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais; Universidade Federal de Santa Catarina, dentre outros. “Quando há crescimento industrial, há demanda de todos os formados no ramo”, explica Rafael Melo, do Instituto de Educação/RJ.
O salário inicial para formados, de acordo com pesquisa do Guia do Estudante, está por volta de R$ 4.068,00. Já a média de bolsa-auxílio, segundo pesquisa realizada em 2016, é de R$1.331,64. A prática do estágio é ato obrigatório, bem como o trabalho de conclusão de curso.
Dica do Nube: para a inserção no mundo corporativo, busque vagas em nosso portal! Conte conosco!
Matérias relacionadas: