Está em período de decisões a respeito de qual área seguir? Temos uma boa opção para esta semana: o tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o responsável pela implementação e gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Descubra mais sobre a carreira e veja se é condizente com seu perfil!
O profissional se torna capaz de avaliar os sistemas de informação, segurança e banco de dados, instala sistemas de automação e determina estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também diagnostica disfunções dos processos, soluciona problemas de rede e escolhe os projetos para serem adotados na companhia.
Caso tenha gostado das possibilidades, considere essa hipótese! Afinal, o setor está em alta nos últimos tempos. De acordo com a companhia de consultoria e pesquisa de mercado International Data Corporation (IDC), o ramo deve crescer 2,6% em 2016, se consolidando entre os dez setores com mais investimentos até o fim do ano. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), nacionalmente emprega-se 1,3 milhão de trabalhadores. Para 2016, a projeção de crescimento é de 30% mais.
Luiz Coelho, coordenador da Escola Superior de Redes (ESR), unidade de serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com sedes no Rio de Janeiro, Brasília e João Pessoa, dentre outras capitais, afirma a necessidade de empresas e instituições, do setor público, principalmente, de reduzir custo, melhorar processos e gerar novas oportunidades de negócios. Segundo ele, “Há uma demanda cada vez maior por pessoas qualificadas, capazes de executar processos para atender uma série de portarias e instruções técnicas demandadas pelos órgãos de controle e do mercado nos últimos anos”.
É necessário ter uma visão geral, habilitando o estudante a trabalhar nas mais diversas especializações - do gerenciamento de bancos de dados e administração de redes ao desenvolvimento de sistemas. “A carência é generalizada, mas o desenvolvimento de aplicativos para telefonia celular, particularmente smartphones e para TV digital, bem como a segurança on-line são as três áreas críticas”, diz o professor.
A maior procura pelo profissional ocorre no Sul e Sudeste e o salário inicial é de R$ 2.300, de acordo com a Faculdade Anhanguera de Bauru. Além disso, de acordo com a Abres – Associação Brasileira de Estágios, o setor é um dos com maior oferta de vagas para quem está em busca de estágio.
Com duração média de dois anos, há no Brasil cerca de 140 faculades com graduações associadas à Gestão de Tecnologia da Informação. Alguns têm foco maior em segurança; outros, na criação de softwares personalizados e soluções específicas. O manejo de informações no sistema Linux também é matéria de vários programas de gestão.
Agora é com você! Não importa sua escolha, temos vagas para todos os perfis! Conte conosco.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.De pouco vale o profissional sem ética. Conheça mais sobre o assunto nesta matéria do Nube.