Em 31 de maio é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data, criada em 1987 pela OMS - Organização Mundial da Saúde, visa destacar os riscos à saúde ligados ao cigarro e debater políticas eficazes para a diminuição do consumo. O Nube preparou uma matéria especial, repleta de estatísticas e dados curiosos. Está preparado para desvendar o tema? Leia mais e combata esse vício.
Um a cada três adultos no mundo fumam. Desses, 50% morrerão por doenças causadas pelo hábito. No entanto, mesmo os não fumantes entram na “conta da morte”. O fumo passivo, ou seja, aquele causado pela fumaça presente no ar, já faz mais de 600 mil vítimas anualmente, sendo 80% em países pobres e emergentes. "Mais de 94% da população mundial continua totalmente desprotegida e exposta ao fumo", afirmou o vice-diretor da OMS, Ala Alwan. O dado é preocupante e deve ser levado em conta pelas autoridades. Por aqui, o número de fumantes chega a 24,6 milhões de pessoas. 200 mil brasileiros morrem anualmente e, segundo os indicativos, a tendência é alarmante. Até 2030, o nível de óbitos subirá em até 60%.
Do ponto de vista médico, muito se fala sobre doenças neurológicas e de problemas ligados à hipertensão. No entanto, outros sérios riscos merecem ser destacados. “A nicotina compete com o organismo na absorção de cálcio, prejudicando a síntese de componentes orgânicos na matriz óssea. Já o monóxido de carbono, principal substância do cigarro, é extremamente venenoso, pois reduz em até 15% a capacidade do sangue de transportar oxigênio”. A opinião do Dr. Leonardo Rocha, membro do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, alerta para a perigosa diminuição dos níveis de oxigênio no organismo. A consequência direta é a fragilidade e a perda de densidade dos ossos.
Se você não fuma, permaneça com a postura correta e busque a prática de exercícios físicos para complementar a boa forma. No âmbito profissional, siga a dica da Analista de RH do Nube, Vanessa Ramos. “Muitas empresas evitam contratar fumantes. Os gestores preferem estudantes com hábitos saudáveis”, afirma.
Aprendeu com as informações? Então transmita conhecimento para todos a sua volta. Conte sempre com a gente e visite regularmente o Nube News. Privilegiamos matérias construtivas para a vida e carreira do jovem.
Boa sorte e sucesso!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.