O Nube colocou no ar mais uma enquete, disponível entre os dias 17 e 28 de outubro. O tema da pesquisa era “Quem fuma pode perder vagas no mercado de trabalho?”. No total, 5.581 pessoas votaram expondo sua opinião sobre o assunto e cerca de 70% acreditam nessa possibilidade.
O primeiro tópico de nosso ranking foi “sim, afeta a produtividade da pessoa”, expressando os pensamentos de 32,38% dos internautas, ou seja, 1.807. Em segundo lugar, ficou o item “sim, as empresas estão mais restritivas”, opinião de 24,58%, representados por 1.372 indivíduos.
Nossa terceira posição defendia as características e experiências do jovem. Com 24,19% a favor, “não, o mais importante é o perfil do candidato” recebeu 1.350 votos. Já a opção “sim, a sociedade está mais intolerante”, obteve 775 apoiadores, chegando aos 13,89%. Com o menor número de defensores, “não, isso nunca afeta o rendimento” expôs as ideias de 277 jovens, isto é, 4.96%.
Para a coordenadora de treinamento interno do Nube, Eva Buscoff, “quem está antenado nas novidades reconhece ser uma realidade enfrentada no mercado de trabalho, pois é um fator prejudicial em uma avaliação”. Para ela, “são observadas as competências comportamentais e o quanto o candidato tem o perfil próximo ao desejado pela empresa, o critério para desempate adotado pode ser o de contratar o jovem sem tais hábitos”, revela a colaboradora.
Como legislação caracteriza esse ato uma discriminação, as explicações dadas pelas empresas por adotar tal postura são evidenciadas por Eva: “estão sempre atreladas aos problemas de saúde e males futuros causados pelo cigarro,sendo uma justificativa plausível, pois interfere na produtividade, seja pelo tempo dispensado para as idas até os chamados ‘fumódromos’ e até pelos riscos decorrentes do fumo”, conta.
Para quem deseja uma vida saudável, a coordenadora dá a dica: “hoje as organizações oferecem como diferencial Programas de Qualidade de Vida, estimulando os colaboradores a se cuidarem”. E complementa: “algumas até promovem corridas, ginástica laboral, atividades ao ar livre, etc., como um atrativo para esses jovens em início de carreira”.
Gostou de nossa matéria? Fique sempre de olho em nossas enquetes divulgadas no site e participe de nossos estudos!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.