Atualmente fala-se muito na importância de dar e receber feedback em uma organização. Mas, você conhece o significado desse termo? Trata-se de uma espécie de consultoria individual, com o objetivo de apontar pontos fortes ou oportunidades de melhoria de um colaborador.
Dentro do ambiente corporativo, todos precisam recebê-lo, seja ele positivo ou negativo. É preciso mostrar o que o funcionário ou estagiário está fazendo de errado, como também o que está sendo feito com adequação, para corrigir as ineficiências e manter os acertos. Por conta da grande concorrência no mercado de trabalho, é preciso esgotar todas as possibilidades para alcançar bons resultados.
Quando bem utilizado, pode melhorar a qualidade dos serviços de uma empresa. Essa ferramenta é capaz de direcionar o foco das pessoas, reforçar o bom desempenho e oferecer alternativas para mudar um comportamento indesejado, explica Carmen Alonso, gerente de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).
Alguns itens devem ser considerados para sua aplicação efetiva. Por exemplo, ter foco em desenvolvimento. Afinal, o objetivo não é dar bronca, mas falar de superação de dificuldades. Possibilitar uma comunicação aberta entre gestor e colaborador, objetividade, estabelecer prazos e formalizar o acompanhamento são outras regras para o seu uso.
Assim como não é fácil dar feedback, recebê-lo também é um grande desafio. Afinal, aprender a aceitar as próprias ineficiências para poder evoluir não é tarefa simples. E a fórmula para o sucesso de uma equipe vem com o seu entrosamento e transparência na comunicação. Por isso, é necessário incentivar constantemente o colaborador, tratá-lo com respeito e paciência e ser objetivo, conclui Carmen.
Se você ainda não conhece esse instrumento, converse com o seu gestor e saiba se está cumprindo com as expectativas da empresa onde estagia ou trabalha. Agora fica por sua conta melhorar seu desempenho profissional!