Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Ocupar o primeiro cargo de uma equipe ou organização exige muita sabedoria, tanto técnica quanto comportamental. Além do grande volume de demandas, é preciso administrar as pessoas. Portanto, qualquer um pode estar nessa posição? Como me tornar apto? Confira agora, neste Minuto Carreira.

“Você, eu, todos nós temos a possibilidade de nos tornarmos grandes líderes. Para isso, precisamos também de uma boa dose de treinamento e habilidades presentes em cada um de nós, desde quando nascemos. A principal característica de um bom decisor é o poder da empatia. Olhar nos olhos, entender quais são os anseios, as expectativas buscadas na sua liderança. Por isso, invista em você e na sua carreira, com capacitações. Leia muito e pratique a gestão empática”, orienta Denis Lopes, superintendente do Saber. Em vista disso, algo fundamental é permanecer em busca de conhecimento. 

Se as figuras de autoridade conseguem estabelecer um vínculo verdadeiro com os contratados, fica mais fácil engajar a todos em prol das missões da empresa. Nesse sentido, é necessário trabalhar a sensibilidade para perceber os momentos de maior ou menor disposição entre cada membro, construindo um ambiente confortável em tempos de conflito pessoal, por exemplo, e estimulando a produtividade nos dias de maior rendimento. Mantendo a satisfação dos colaboradores, a eficácia é elevada em até 31% e a criatividade triplica, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia.

 

Infográfico de dados

 

Solidariedade e escuta ativa também são pontos imprescindíveis. Segundo um levantamento do IBV, feito com CEOs globais, 47% dos entrevistados e 77% dos gestores de alto desempenho em todo o mundo, priorizavam o bem-estar dos funcionários, mesmo se isso prejudicasse a lucratividade. Esse fator contribui para o estabelecimento de um local seguro com a manutenção do conforto e felicidade no meio corporativo. É indispensável conhecer e respeitar os limites de cada indivíduo. 

Considerando as preferências da nova faixa etária adentrando o mercado, é válido elaborar preceitos sociais como inclusão, diversidade e sustentabilidade. Concomitantemente, valorizam jornadas de trabalho flexíveis e programas de desenvolvimento, viabilizando a prática do lifelong learning. Em uma pesquisa da Cisco, 88% dos profissionais – do Brasil e outros 26 países – preferiam uma jornada mais maleável. Ainda, vide o relatório Work Trend Index Pulse, 81% ficariam mais tempo nos empregos se tivessem apoio e acesso à aprendizagem. 

Conforme dados do Nube - Estagiários e Aprendizes, 39,34% dos respondentes confiavam no próprio potencial para alcançar uma alta colocação em pouco tempo, já 6,93% sequer almejavam essa posição. No entanto, dado o interesse da maioria, é válido capacitar e incentivar o vislumbre a essa ascensão desde o começo da trajetória - como no estágio. Principalmente levando em consideração tendências como o quiet quitting, muito presente na Geração Z. Ou seja, quando um funcionário cumpre o mínimo necessário, sem se esforçar para fazer algo além disso. Treinar e mostrar as vantagens de estar a frente de um time pode ser a atitude para garantir o futuro do seu negócio. 

Se você chegou até aqui é porque as informações foram úteis, não é? Siga o @nubevagas nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS e deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes. Ative as notificações para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. 

Gostou de saber quem pode se tornar um grande líder? Veja mais neste Minuto Carreira! Continue acompanhando a TV Nube e o blog para dicas de mercado.  

Compartilhe