Você já vivenciou alguma experiência na qual se sentiu distante do grupo, deslocado e até meio perdido? Isso é comum quando estamos em um ambiente sem sentido para nós e muitas vezes não é culpa de ninguém. Apesar disso, é algo triste e desagradável de ocorrer com amigos, familiares e até mesmo na empresa. Por isso, é tão crucial falarmos sobre o senso de pertencimento, a importância de incluirmos uns aos outros e sermos empáticos, seja você um aprendiz, estagiário ou até mesmo o presidente da companhia.
Em um ambiente corporativo, as cobranças são altas e nem sempre somos íntimos de todos, em alguns casos, isso não ocorre e está tudo bem. Porém, as relações interpessoais são essenciais para garantir um conforto geral. Nessas horas, é essencial compreendermos como é indispensável um acolhimento conjunto entre todos os funcionários, assegurando, no mínimo, uma compatibilidade entre eles.
Os dados comprovam os benefícios
Em uma pesquisa da BetterUp, startup de desenvolvimento de liderança, eles identificaram o sentimento de pertencimento no local de trabalho como algo vital para o bem-estar dos colaboradores e o funcionamento organizacional. Ele melhora o desempenho dos colaboradores, gerando ganhos altíssimos empresariais. Alcançando US$ 52 milhões por ano, para cada dez mil funcionários.
Ainda de acordo com o estudo: os funcionários com um alto senso de pertencimento faltam 75% menos por doença se compararmos com os excluídos. Esses dias equivalem a quase US$ 2,5 milhões em perda de produtividade anuais, a cada 10 mil trabalhadores. A taxa de rotatividade é 50% maior no segundo caso, custando às organizações cerca de US$ 10 milhões anualmente a cada 10 mil colaboradores;
Os benefícios vão muito além do lucro para o negócio, eles se dão no dia a dia. Há um aumento de eficiência, maior engajamento, menor mudança de contratados e algo muito especial e valioso para o CEO: seus staffs se tornam também advogados da sua marca, a defendendo e promovendo sem pensar no benefício próprio. O sentimento de dono é grande e gera esse comportamento.
Pontos primordiais
Contudo, como mencionamos anteriormente, não é assim tão simples colocar isso em prática. Uma palavra essencial na hora de tratarmos sobre o tema é a conexão. Sem ela não é possível haver o sentimento, as coisas ficam sem sentido e as pessoas distantes. Além disso, respeito, comprometimento, lealdade também se fazem indispensáveis.
Autoconhecimento restaura
Para Marcela Brito, mentora de carreira e marcas pessoais globais, na hora de restaurar o conceito há alguns detalhes a serem considerados. “Sem dúvidas, um grande exercício importante a ser feito é o autoconhecimento. Assim, compreendemos quais foram as mudanças ocorridas dentro de nós, as coisas com maior sentido e questões não mais prioritárias na nossa jornada, não só de carreira, mas também de vida.”
Ela ainda complementa: “reconhecer as suas potencialidades e identificar as fragilidades é o primeiro passo para você assumir essa liderança e conseguir se sentir parte de um movimento dinâmico. Nele, cabem todos os especialistas com talentos para compartilhar e gerar resultados positivos para empresas e pessoas. Portanto, busque se conhecer mais nesse novo momento de transição para contribuir genuinamente.”
Agora você já entendeu a relevância disso dentro das instituições e como incorporar no dia a dia. Se deseja se tornar a sua melhor versão e despertar essa vontade nos seus colegas e no local de ofício, conte com o Nube nesse processo. Continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nada. Nosso conteúdo é atualizado semanalmente, desfrute sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!