Como você investe o seu salário? Já tem uma planilha de organização da sua verba? Essas podem ser perguntas simples, mas com certeza as respostas não são. É essencial saber como aplicar o dinheiro ganhado todo mês, assim como planejar o destino dele de forma estratégica. Para muitas pessoas, a grande solução dos apertos se dá ganhando muito, mas não é só isso. Os números podem até ser grandes, mas com uma má administração, você poderá não fazer render ou perder tudo, principalmente em tempos de crise. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a TV Nube!
Apesar de não ser uma tarefa fácil, é algo extremamente necessário e possível. Basta investir um pouco do seu tempo para aprender como fazer. Todos nós sabemos do impacto positivo de uma carreira de sucesso em nossas finanças. Afinal, uma pessoa bem-sucedida consegue ter uma boa remuneração. Entretanto, outros fatores contribuirão muito mais para isso, mas as pessoas nem se dão conta.
A palestrante, empresária e escritora, Leila Navarro, reflete sobre as diversas mudanças naturais. Nem sempre aquele emprego é o melhor e você quer mudar. Às vezes aquela profissão não te completa e buscar outra área é a melhor opção. Por isso, para não passar por apertos, estruture-se. "Ter uma reserva financeira cria uma situação confortável para não depender nem se manter em qualquer emprego, qualquer carreira quando não é mais a sua vontade, não é mais o seu desejo".
Pessoas com problemas financeiros possuem uma grande probabilidade de passar por conflitos interpessoais. Por sua vez, dificulta a concentração e o foco, diminuindo a produtividade na própria vida. Não possuir essas características, dificilmente te ajudará a ascender no trabalho. Quem já sabe se organizar, consegue romper esse ciclo prejudicial, pagar suas contas em dia, ter um melhor desempenho, não interferir em outras áreas e, talvez o mais importante, ser livre para investir em si mesmo e em qualquer coisa desejada.
Como conclui Leila, isso "deixa você com mais autoconfiança e empoderamento para se colocar assertivamente em todas as situações". Quem guarda, tem. Deixar de seguir o velho conselho pode significar um passo atrás no próprio desenvolvimento. Tão importante quanto investir para ter uma casa ou mais conforto para a família é reservar para garantir. É como uma empresa separando parte do resultado para bancar uma expansão, você tem de pensar em como turbinar sua trajetória – e isso custa dinheiro.
O mundo corporativo nunca foi tão competitivo. Portanto, pense sempre passos à frente. Se mudar de rumo, o poupador também leva a melhor. Não é raro encontrar profissionais desmotivados decididos a trocar de ramo ou empreender, mas têm medo de fazer isso por não dispor de proteção. Ou recebem uma nova proposta, porém temem o fracasso.
Quer iniciar seu planejamento e não sabe como? Veja as nossas dicas.
- Defina objetivos
Quem não tem uma meta não consegue chegar a lugar algum. Então, antes de qualquer coisa, defina seus sonhos — em termos financeiros — em curto, médio e longo prazo.
- Crie um orçamento
Um orçamento é uma espécie de controle financeiro descrevendo todas as suas despesas e receitas esperadas para um determinado período, podendo ser mensal. Para realizar essa tarefa, você deverá seguir estes passos:
- identificar como o seu dinheiro é gasto atualmente;
- listar as despesas mensais;
- categorizar as despesas como gastos fixos ou variáveis;
- listar as receitas auferidas no mesmo período.
Com esses dados em mãos, você deverá elaborar o seu orçamento contendo as previsões para os períodos seguintes.
- Controle seus gastos
É fundamental ter certeza das despesas realmente importantes. Não estamos te proibindo de se divertir, sair com a família e amigos, Isso também é investimento, mas esses momentos de lazer devem ser incluídos em seu orçamento e controlados minuciosamente.
- Constitua uma reserva para contingências
Também é fundamental constituir uma reserva para suprir suas possíveis emergências ou de sua família.
- Desenvolva sua disciplina
Pessoas disciplinadas geralmente têm bons resultados financeiros obtidos por meio do controle do seu dinheiro e dos gastos realizados.
Gostou da nossa matéria e quer mais dicas? Assista a este vídeo Minuto Carreira, da TV Nube!