Não há quem não tenha pelo menos um cadastro ativo em alguma rede social. São diversas opções para todos os gostos e perfis. Embora seja uma maneira alternativa de manter as pessoas conectadas, o uso exagerado pode trazer problemas à produtividade. Veja algumas dicas da TV Nube para não se prejudicar.
De acordo com uma pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, 46% dos trabalhadores checam sites de relacionamento durante o horário de trabalho e 42% desse mesmo público, passa ao menos uma hora por dia on-line durante o expediente, comprometendo de forma direta os resultados.
A seguir listamos algumas recomendações, com ajuda da especialista Daniela do Lago, coach de carreira, para usufruir da ferramenta de forma correta e adequada.
1) Horário: se a plataforma não servir de apoio à sua atividade, utilize-a fora do horário de expediente.
2) E-mails de notificações: limite sua conta aos convites de debates importantes para a sua carreira. O mesmo procedimento deve ser adotado para demais soluções tecnológicas como, por exemplo, o uso de smartphones os quais alertam recebimentos de mensagens.
3) Tempo de resposta: você não é obrigado a retornar a todos em poucos instantes. A prontidão de assuntos de baixa prioridade pode ser um hábito perigoso, pois tomará seu tempo de forma desnecessária.
4) Amigos e colegas: se a conta tiver um formato estritamente empresarial, evite convidar um público fora dessa faixa e promova assuntos corporativos.
5) Imagem é tudo: não fale mal dos outros membros ou organizações, mesmo de concorrentes e não exponha informações confidenciais.
Atenção ao recado da Daniela: “as redes sociais vêm sendo usadas como instrumentos de recrutamento e seleção pelos departamentos de RH. Por isso, cuidado com suas publicações”.
Seguindo essas dicas, você poderá render mais. Bom trabalho!
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