As inscrições para o Enem tiveram início e mais um vestibular se aproxima. Se você ainda não tem toda a segurança necessária para o dia do exame, listamos algumas ações importantes. Leia com atenção e esteja confiante em um dos momentos mais importantes de sua vida!
Na reta final é necessário dar alguns passos para não colocar todo o empenho até aqui, por água abaixo. Por isso, o professor do colégio Stockler, Almir Bunduki, listou alguns conselhos. Acompanhe:
1. Resolva edições anteriores dos vestibulares.
2. Na Internet, é fácil encontrar resoluções comentadas. Para um treino efetivo, não vale apenas contabilizar seus pontos. Vá atrás dos erros de cada questão. É uma lacuna no seu conhecimento sobre aquele assunto? Ou você se afobou ao analisar as alternativas?
3. Use avaliações anteriores para fazer um diagnóstico, tanto das suas vulnerabilidades, quanto das suas vantagens competitivas. Quais assuntos mais causam dúvida? Quais temas você domina com mais tranquilidade?
4. Planeje seus estudos de forma ultraobjetiva: corra atrás de temas menos conhecidos e revise quais você costuma acertar, para garantir esses pontos.
5. Se você tem dificuldade para administrar o tempo, cronometre quanto gasta para finalizar os diferentes tipos de pergunta. Estabeleça uma estratégia para o dia de prova.
6. Elabore um plano alternando áreas do conhecimento. Mudar de assunto favorece a concentração e o rendimento. A cada 1h30 de estudo, faça intervalos de 10 minutos para recarregar as baterias.
7. Organize-se. Separe todo o material necessário para evitar interrupções e faça um esforço para eliminar as distrações, principalmente com smartphone. Nesse último mês de preparação, foco é fundamental.
8. Não descuide de sua saúde mental. É muito comum o aluno sucumbir ao estresse. A regra nessa etapa é evitar excessos.
9. Faça redações, submeta-as a correção e, depois, dedique-se a reelaborar suas produções utilizando como base os apontamentos do corretor. Não se trata, simplesmente, de ‘passar a limpo’, mas de reescrever o texto com o intuito de resolver as dúvidas presentes.
10. Invista no seu repertório argumentativo, dedicando ao menos 20 minutos diários à leitura de atualidades. Porém, preste atenção nas fontes.
“Aproveite enquanto é jovem para se dedicar aos estudos, pois, com certeza, sua energia e disponibilidade para essa tarefa será muito maior. Quanto mais cedo se começa a definir os objetivos, maiores serão as chances de alcançá-los”, incentiva a especialista em Recursos Humanos do Senai - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil no Rio de Janeiro, Raquel Gerpe.
Boa sorte!
Veja também: