Você conhece esse aplicativo de mensagens? Já teve de usá-lo em seu estágio ou aprendizagem? De acordo com levantamento realizado pelo WhatsApp em 2017, são mais de 120 milhões de usuários ativos no app, somente no Brasil. Em escala internacional, o número ultrapassa mais de 1,2 bilhão. As estatísticas comprovam: a ferramenta veio para ficar. Porém, é necessário entender como ela pode trazer frutos ou até mesmo prejudicar seu trabalho. Quer entender mais sobre o assunto? Então leia mais com estas dicas do Nube!
Carlos Titton, é professor de cursos de MBA e pós-graduação na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Saint Paul e na Fundação Instituto de Administração (FIA), em São Paulo. Para ele, o aplicativo é excelente para eventualidades do universo corporativo, mas adverte: “as pessoas estão exagerando. Decisões estratégicas, apresentação de produtos, orçamentos e negociações estão sendo feitas pela plataforma”.
De acordo com o especialista, mesmo favorecendo o dinamismo de alguns processos, as relações humanas são fragilizadas. “A forma como ele está sendo usado, não permite detectar as verdadeiras intenções da outra parte, nem suas percepções. Naturalmente, se torna impossível reverter situações de descontentamento ou conflito”. Para o professor, é fundamental usar a tecnologia a nosso favor. “Entretanto, ainda somos seres sociais e nada surgiu para substituir o olho no olho ou o bom e velho cafezinho”, diz.
Já para Raquel Torres, estudante de gestão em recursos humanos na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, a solução é extremamente útil. Na empresa onde estagia, o recurso é constantemente utilizado. “Fortalecemos as comunicações internas e recebemos a aprovação dos diretores para novas contratações”. Para ela, é uma vantagem, mas é preciso atenção. “As redes sociais, no geral, tiram a concentração das pessoas sobre suas prioridades. É preciso ter foco e disciplina no trabalho a ser desenvolvido”, diz.
Como tudo na vida, os smartphones e as novas tecnologias trazem consigo benefícios e malefícios. Os novos e inusitados apetrechos facilitaram a vida de muitos brasileiros. Entretanto, o foco é um aspecto a se desenvolver quando falamos de Internet e das novas mídias. Portanto, é fundamental estar preparado e não se dispersar quando se tem a oportunidade. Utilize as funções oferecidas pelos aparelhos eletrônicos, mas tenha cautela e muito autocontrole, para não acabar vivendo atrás da telinha.
O desafio agora é para você: consegue imaginar como seria sua vida sem seu aparelho celular? Conte para nós em nossas redes sociais! Conte com o Nube sempre!