Entrar no mercado de trabalho exige muito de um candidato. Além de possuir diversas características e habilidades, ele também precisa saber se portar e se apresentar da melhor forma possível durante uma entrevista. Para o processo ficar mais fácil, listamos algumas dicas. Acompanhe!
Nosso corpo, ou seja, o olhar, a mímica facial, os gestos, as expressões do rosto e os movimentos, são responsáveis por 55% da comunicação em uma conversa. Ele expressa nossos sentimentos, pensamentos, inseguranças e certezas. Não à toa, nossa linguagem corporal é muito analisada durante uma seleção, afinal os recrutadores sabem ler e interpretar todos esses sinais.
Diante desse cenário, o professor de especialização em Recursos Humanos da universidade Estácio RJ, Luiz Eduardo Gasparetto, lista algumas atitudes benéficas para sua performance em um processo seletivo e capazes de conquistar muitos pontos para a vaga dos sonhos:
- Postura: procure se sentar de forma ereta e cabeça erguida. Evite jogar-se na cadeira ou ficar balançando;
- Braços cruzados: são relacionados a um comportamento defensivo e podem apontar falta de confiança ou uma situação pouco confortável. Portanto, evite deixá-los nessa posição.
- Corpo inclinado em direção à outra pessoa: demonstra interesse e empatia;
- Apresentação: nesse momento, procure não manter uma ação íntima, um aperto de mão é suficiente para o contato inicial;
- Ansiedade: evite ficar balançando os pés, mexendo as pernas ou batendo canetas nas mesas. Isso representa um visível estado de nervosismo e desconforto.
- Contato visual: procure olhar diretamente para o entrevistador, mas sem encará-lo, isso implica em demonstrar atenção e interesse. Olhar cabisbaixo pode mostrar timidez e, para os lados, aponta indecisão ou discordância;
- Gestos repetitivos: realizar movimentos repetitivos representa insegurança e ansiedade;
- Sobrancelhas: quando passam uma atitude afirmativa, costumam estar arqueadas, transparecendo interesse e, quando estão franzidas, significam dúvida ou falta de compreensão.
Utilize essas dicas para construir uma boa imagem, porém não se esqueça de ser sempre natural. “Antes de uma dinâmica, treine em frente ao espelho ou com parentes e amigos todos os pontos importantes a ressaltar sobre suas experiências e vivências. Isso facilitará muito, para passar tranquilidade e segurança na hora H”, incentiva Eva Buscoff, coordenadora de treinamento interno do Nube.
E aí, pronto para colocar todos os conselhos em prática? Controle o nervosismo e boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.