A procura por uma colocação no mercado de trabalho exige muito empenho dos candidatos. Além de terem todo um conhecimento técnico e específico de sua área, também precisam se atentar com a postura e a comunicação. Pensando nisso, listamos algumas dicas.
A busca por um estágio é passo primordial para quem está em início de carreira. “Por meio da atividade, ganha-se experiência e a prática é fundamental para obter sucesso”, avalia Fabiano de Abreu, jornalista, escritor e filósofo no Rio de Janeiro. Contudo, para conquistar a vaga dos sonhos, é preciso se atentar a cada detalhe.
As expressões faciais e gestos utilizados contam muito na maneira como você será interpretado. Seus movimentos são capazes, até mesmo, de motivar as pessoas a sua volta e aumentar sua produtividade. Você pode falar bem, ter ótimas ideias e ser constantemente elogiado pelos seus projetos, mas um detalhe pode prejudicar tudo isso com uma tacada só: o seu corpo.
Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, “um erro muito comum dos candidatos é certamente a linguagem das mãos. Escondê-las, apertá-las ou mexê-las demais demonstra seu nervosismo e pode dar ao seu público a sensação de não acreditar em sua própria fala”, explica. Mantê-las nos bolsos também aparenta medo ou falta de interesse.
Observar cuidadosamente seus movimentos, fará você passar a melhor impressão possível. “Se você está inclinando suas costas e ombros, com o pescoço caído, vai desafiadoramente transmitir uma mensagem fraca e o receptor pode começar a pensar sobre o seu profissionalismo”, exalta Madalena.
Alguns passos podem ser destacados:
1. Inicie sua saudação com um sorriso e, como resultado, o entrevistador vai receber sua mensagem com mais disposição;
2. A interação é a chave para uma apresentação notável;
3. Você precisa parecer confiável, bem-sucedido e ainda mostrar credibilidade para falar sobre suas aptidões;
4. Quando quiser marcar um ponto importante, enfatize suas palavras com as mãos;
Por fim, “passar a imagem de profissionalismo e de confiança vai muito além de apenas falar a coisa certa na hora certa. Lembre-se: o corpo é capaz de dizer muitas coisas, uma atitude mal pensada pode trazer grandes consequências.”, conclui Madalena.
E você, já está treinando?
Veja também: