Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
profissao-sem-genero

Profissão sem gênero 

Notícia | 27/02/2017

Você já pensou em alguma profissão e te veio a mente: “mas isso é coisa de menino/a?”. Muitos contestam o preconceito em alguns segmentos, contudo, as gerações ainda se veem diante de um velho desafio: superar o senso comum, o qual dita determinadas áreas como femininas ou masculinas.

Uma análise feita pelo Guia da Carreira, a partir dos dados do Censo da Educação Superior 2015, revelou o fato das mulheres ainda se decidirem por cursos de Ciências Humanas, enquanto homens preferem Exatas e Tecnologia. Entre os dez cursos universitários com mais matrículas de moças estão Pedagogia, Enfermagem, Serviço Social e Arquitetura. Os rapazes, por sua vez, dominam as mais variadas engenharias. Já as graduações de Direito, Administração e Ciências Contábeis apresentam maior equilíbrio entre os dois sexos.
 
Para Fernanda Lapidus Hecht, gerente responsável pelo Guia da Carreira, vários fatores podem causar essa desproporção de gênero. “A formação do indivíduo na sociedade certamente interfere na escolha profissional, pois é comum, na infância, as meninas serem incentivadas a brincar de boneca, enquanto os meninos são expostos a blocos de montar. Isso pode gerar, posteriormente, uma identificação com determinadas atividades”, assegura.
 
A Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio do Nube também ressalta essa realidade e mostra como a preferência por determinados campos também influencia a média de remuneração. Os estagiários recebem atualmente em torno de R$ 1.021,05. Já as estagiárias, R$ 924,14. “Essa variação é reflexo da predominância de alunos do sexo masculino nos aprendizados detentores das maiores remunerações, como Economia, Agronomia e Engenharias”, ressalta Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube.

Independentemente dos costumes, não desista nunca de seguir por um caminho prazeroso por estígmas. “Não existe dica perfeita e nem receita de bolo pronta eleger a profissão dos sonhos. O melhor conselho é gostar das tarefas a serem desempenhadas e tudo dará certo”, ressalta Clara Mota Brum da Fasap – Faculdade Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro.

Já dizia Confúcio: “escolha um ofício o qual ame e não terá de trabalhar um só dia na vida”.

E você, já sabe qual trajeto seguir? Seja qual for, conte sempre com o Nube!

Veja mais:

TV Nube: os desafios na mudança de carreira

TV Nube: qual a melhor ferramenta para a carreira?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete