Gosta da área de finanças e quer se aprofundar em alguma carreira ligada a ela? Então, que tal ser um diretor de relação com investidores? Apesar de ser um segmento relativamente novo no mercado, vem crescendo consideravelmente e rendendo bons frutos.
De acordo com o Prof. Dr. Renê Coppe Pimentel, Coordenador Acadêmico do MBA “Relações com Investidores” da Fipecafi e Ibri - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, os maiores atrativos do ramo são a remuneração, com valor mínimo de R$ 2 mil, posição na empresa, contatos com o mercado e conhecimento global da companhia.
“O executivo de RI é responsável pela comunicação empresarial de mão dupla, pois fornece informações sobre dados históricos e perspectivas da organização e também informa à Alta Administração - Conselho de Administração e Diretoria Executiva a percepção e as demandas das partes interessadas na companhia”, explica Pimentel. Então, para o profissional ter um elevado grau de eficiência, é importante acompanhar a evolução da corporação e do setor no qual atua e ter o máximo de responsabilidade e credibilidade.
Quem se interessa por tais atividades deve fazer um MBA, cujo ensino abordará disciplinas como: economia, marketing, governança corporativa, eLearning, entre outros. O curso é recomendável para quem almeja atuar com gestão financeira, comunicação empresarial e relações com investidores ou áreas correlatas. A Fipecafi oferece o aprendizado desde 2001 e é uma boa opção de onde se estudar.
De acordo com Pimentel, a principal característica de quem optar pelo ramo é o conhecimento multidisciplinar em campos de finanças, contabilidade, marketing financeiro e não-financeiro, direito societário ou legislação ligada ao mercado de capitais. “Além disso, o profissional deve ter perfil dinâmico, com ótima capacidade de relacionamento e expressão, além, é claro, de fluência em diversos idiomas”, comenta.
A demanda por especialistas na área é grande e só tende a aumentar. Normalmente, a contratação está associada às empresas com aplicações na Bolsa de Valores. Assim, será possível atuar na representação corporativa e financeira e com o público externo da companhia.
Se você gostou das peculiaridades da carreira e está motivado a seguir por esse caminho, Pimentel dá uma dica fundamental: “esteja bem preparado profissional e academicamente e atualize-se constantemente. Para isso, participe de cursos, seminários e workshops”. Corra atrás do seu sonho e acredite em seu potencial.
Independente de sua escolha, conte sempre com o Nube em sua trajetória profissional. Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.