Você se interessa pelo ser humano e a mudança de suas características ao longo dos tempos? Se sim, fique de olho em nossa matéria, pois falaremos tudo sobre Antropologia. Verifique se a profissão condiz com seu perfil e escolha seu futuro com consciência!
Essa ciência surgiu apenas no século XIX, com as descobertas de Darwin e sua teoria evolucionista. O homem deixou de ser apenas um fruto da criação divina e os cientistas começaram a procurar pelo chamado “elo perdido”, o qual nos ligaria a nossos ancestrais hominídeos.
Para Celso Castro, professor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, no Rio de Janeiro, cabe ao segmento também estudar a variedade de comportamentos, suas várias formas de pensar e ações consideradas universais.
Hoje, quem ingressa no ramo, geralmente opta pela graduação de Ciências Sociais, com habilitação em Antropologia. A duração é de quatro anos, com disciplinas envolvendo teoria da diáspora, etnografia, direitos humanos, psicologia e história em geral. De acordo com dados do Inep/MEC, matriculam-se por ano 1.312 alunos no curso e 105 concluem a formação.
Os estudantes vão se deparar com dois núcleos principais:
- Antropologia Biológica (ou física): analisa o material colhido em escavações ou sítios arqueológicos, relacionando-se diretamente com a Arqueologia e a Anatomia.
- Antropologia Social: observa as características culturais dos povos, como seus hábitos, rotinas e costumes, bem como a evolução de suas crenças, religiões, relacionamento familiar e manifestações artísticas.
O mercado de trabalho requer esses profissionais para pesquisas, avaliações e interpretação de dados. Logo, empresas como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Nacional do Índio (Funai), ONGs, museus, acervos e instituições de ensino são os maiores empregadores.
Na história, alguns antropólogos famosos foram:
- Bronislaw Malinowski (1884-1942) – valorizou o trabalho minucioso e o convívio com nativos.
- Franz Boas (1858-1942) – estudou indígenas dos Estados Unidos.
- Claude Levi-Strauss (1908- 2009) – criador do estruturalismo. Sua obra principal foi “O pensamento selvagem”.
E aí, ficou interessado? Conte com o Nube em sua trajetória!
Veja também: