Equipes formadas por pessoas diferentes exigem estilos distintos de liderança. Aproveite os talentos de cada um, saia da sua zona de conforto, supere suas metas, forme novos líderes e busque novos patamares de performance. Veja como nesta matéria!
Se você é um gestor autêntico e está conectado com o seu time, já deve ter percebido várias personalidades compondo o seu grupo, com estilos de comunicação e percepções diversas. Então, como atuar sempre da mesma forma? Aí está um dos grandes diferenciais. “Não se deve lidar com todos da mesma maneira, assim como essas pessoas não desejam ser lideradas como você gostaria de ser”, afirma o coach, Alex Gasparetto.
Logo, estude o comportamento e o perfil de cada componente do time e integre-se a eles. Muitos indivíduos nasceram em épocas diferentes, desenvolveram-se em outros momentos e modelos e, portanto, adquiriram hábitos e valores muito variados, capaz de causar conflitos se não forem bem administrados pelo gerente.
“Remova obstáculos, dê feedback constante e esteja junto dos seus. Com uma equipe eclética e criativa, formada por diferentes gerações, tendo os mais experientes, mais ousados, críticos e alguns até resistentes a certas regras impostas, você pode ter uma fonte inesgotável de inspiração”, assegura o especialista. Aproveite os talentos de cada um, saia da sua zona de conforto, forme novos líderes e busque patamares de performance inovadores.
Não esqueça jamais de ser grato, pois as pessoas gostam de sentir-se respeitadas. Educação, reconhecimento e confraternização transformam um grupo mediano em um campeão! “Esse reconhecimento e cuidado fazem a diferença nos resultados no fim do mês”, incentiva Luciana Machado, responsável pelo departamento de Fator Humano na Transvip no Rio de Janeiro.
Boa sorte!
Veja também: