Um dos grandes desafios das corporações é desenvolver bons líderes. Tomar as melhores decisões de forma inteligente, ser justo, inspirar e manter a equipe equilibrada é um dos muitos desafios desta função. Você se enxerga dessa forma? Veja algumas dicas!
Lidar com pessoas não é fácil e requer muito empenho dos gestores. Afinal, cada um tem suas crenças e costumes e reage de forma diferente em cada situação. Para facilitar, o fundador da empresa Rabusch, Alcides Debus, separou alguns conselhos de como desenvolver a liderança.
1. Reconheça sempre os progressos dos seus liderados: para conseguir bons resultados e um desempenho satisfatório, é essencial identificar o papel de cada funcionário, as ideias, o perfil. Isso preservará o bem-estar de todo o grupo.
2. Proporcione perspectivas de crescimento: dedique um tempo no seu dia a dia para ter uma conversa individual com cada colaborador. Deixe claro os pontos a serem desenvolvido, isso incentiva a ter clareza do papel de cada um na empresa.
3. Engajamento: time unido sempre terá sinergia e a produtividade rende mais.
4. Seja um coach: ajude o grupo a se organizar e evoluir. Inspire e incentive em momentos complicados. Ofereça suporte para todos.
5. Seja transparente: para evitar conflitos e momentos de crise, o superior deve sempre ser honesto com todos e expor as situações com otimismo e sinceridade.
Para Luciana Machado, responsável pelo departamento de Fator Humano na Transvip, no Rio de Janeiro, certamente “esses cuidados fazem a diferença nos resultados no fim do mês”, incentiva.
Portanto, reveja suas ações e torne-se um chefe admirado e respeitado por todos!
Leia mais: